Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

Alunos da D. Pedro I vencem Olimpíadas da Cultura Clássica

Data:

Partilhar artigo:

Os alunos João Nunes, Ana Margarida Ferreira e Beatriz Martins, da EB 2/3 D. Pedro I, do Agrupamento de Escolas de Cister, arrecadaram o 1.º prémio, na categoria de artes/multimédia das Olimpíadas da Cultura Clássica.

Os alunos João Nunes, Ana Margarida Ferreira e Beatriz Martins, da EB 2/3 D. Pedro I, do Agrupamento de Escolas de Cister, arrecadaram o 1.º prémio, na categoria de artes/multimédia das Olimpíadas da Cultura Clássica.

Os estudantes distinguiram-se na tipologia “vídeos” do escalão B (3.º ciclo de ensino) da competição com a curta “A dúvida de Orfeu”. No trabalho audiovisual, as personagens de Orfeu e Eurídice são vividas por latas de refrigerantes, que vivem uma desafiadora história de amor. A película foi apresentada em forma de “teaser” de um filme inspirado num dos maiores romances da mitologia grega.

Região de Cister - Assine Já!

As gravações decorreram antes do encerramento das aulas presenciais, mas a edição do vídeo foi realizada já durante o confinamento. Nesta etapa, o apoio dos encarregados de educação foi imprescindível, uma vez que foi solicitado o apoio para fotografar e apoiar na conclusão dos projetos dos filhos. “Há três anos que os meus alunos participam. É um desafio que lanço às turmas, mas também a ex-alunos porque considero muito educativo”, revela João Nunes, docente na Escola D. Pedro I.

Anualmente, os temas propostos pelo concurso são alvo de estudo nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e também em sessões promovidas na biblioteca escolar. A Escola D.Pedro I reuniu cerca de 150 estudantes numa primeira fase da atividade, a nível de agrupamento.

Antes de seguirem para a etapa nacional, os vencedores da edição deste ano foram sujeitos a uma avaliação por parte de um júri do Agrupamento de Escolas de Cister. “Tinha a noção que o projeto tinha muita qualidade, mas confesso que o 1.º lugar deixou-me muito surpreso e satisfeito”, revela o professor, que já viu outros três projetos realizados pelos seus alunos serem galardoados nesta competição. “Neste concurso não existe um perfil de aluno para participar, o objetivo é que todos deem o contributo e que, no entretanto, aprendam e ganhem interesse pela cultura clássica”, sublinha.

Maria João Rodrigues, professora bibliotecária no Agrupamento, enquanto representante da entidade promotora do projeto nas escolas de Alcobaça, acredita que esta é uma atividade que “permite reabilitar a cultura clássica e envolver os alunos num projeto original e educativo”. “Os alunos convivem com referências da cultura clássica em diferentes aspetos, quer seja na análise de obras de literatura, quer seja nos desenhos animados ou jogos. Mas é interessante ir mais além”.

Nas próximas edições, além de querer garantir novamente o 1.º lugar, o agrupamento quer levar a competição projetos desenvolvidos por alunos do ensino secundário, que este ano foram impossibilitados de concluir os projetos devido à pandemia.

Criadas em 2017, as Olimpíadas da Cultura Clássica são organizadas pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Ministério de Educação e pelo Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Apesar da pandemia, a atividade registou este ano, segundo a organização, “uma participação notável”. Na impossibilidade de realizar uma festa, a organização está a preparar essa celebração simbólica em formato vídeo.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!