Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Primeira região inteligente do país nasce no Oeste

Data:

Partilhar artigo:

A Nova Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) preparam-se para criar a primeira região inteligente do país. 

A Nova Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) preparam-se para criar a primeira região inteligente do país.

O ecossistema criado por esta parceria estratégica permitirá que “a academia de excelência e a administração pública possam implementar modelos que ajudem o processo de tomada de decisão de políticas públicas e, simultaneamente, ajudem investidores e agentes económicos a desenvolver atividades económicas de efetivo valor acrescentado, baseado em dados factuais”, avança a OesteCim, em comunicado.

Região de Cister - Assine já!

O projeto piloto arranca no território da OesteCim e terá a duração de dois anos, período após o qual a plataforma Smart Region ficará disponível para ser replicada em todo o território nacional, incluindo Madeira e Açores. Trata-se de um “projeto colaborativo de cocriação de uma solução inovadora capaz de potenciar a economia da região assente no conceito de Smart Cities aplicada ao turismo inteligente e sustentável”.

O projeto terá um investimento total de 1 milhão de euros, cofinanciados em 57% pelo Fundo Social Europeu. O potencial de retorno económico é calculado em 533 mil euros em 2021 e 2022, considerando a automatização de processos, cuja informação é recolhida atualmente de forma manual, poupanças com a deslocação aos municípios para esclarecimento de questões, redução da despesa com custos médios de comunicações móveis, entre outros.

Através desta plataforma será possível compreender a interação das pessoas, que vivem, trabalham ou visitam o território da OesteCim, com base nos dados do registo e utilização dos pontos de acesso Wi-Fi, envolvendo as dimensões espaço e tempo na análise.Será possível conhecer o número e características de pessoas em eventos e locais, distinguir entre visitantes novos e recorrentes, estabelecer horas de ponta, traçar padrões de deslocação, marcar pontos de interesse, etc. Em paralelo, permitirá disponibilizar uma aplicação que melhora a experiência de quem visita a comunidade intermunicipal tirando partido do cruzamento de dados provenientes dos sistemas operacionais municipais com os dados originários das redes de Wi-Fi visando disponibilizar informação dinâmica no espaço e no tempo e suportando ações de marketing de contexto, isto é, entregar informação personalizada em função do momento e local onde a pessoa se encontra.

A Plataforma Analítica Integrada de Inteligência Territorial Smart Region visa aproveitar as tecnologias de informação e comunicação e, assente na identidade territorial, alavancar a geração de conhecimento para promover a regeneração económica, a coesão social, uma melhor administração do território e gestão das infraestruturas, passando de uma de uma lógica de gestão urbana reativa para uma lógica proactiva, suportada pela transformação digital e baseada no conhecimento, na disponibilização alargada de dados e na atualização permanente da informação.

Miguel de Castro Neto, subdiretor da NOVA IMS e coordenador da NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, nota que “as capacidades que a tecnologias oferecem hoje de capturarmos gigantescas quantidades de dados, lança o desafio de serem criadas as capacidades analíticas para promover a sua conversão em informação e, assim, passarem a ter valor para os processos de tomada de decisão, para a criação de novos produtos e serviços e para uma cidadania mais ativa e participada”. Para o especialista, é “essencial dotar o território nacional e órgãos de soberania, locais, regionais e nacionais, de ferramentas que permitam uma tomada de decisão baseada em dados fidedignos e em tempo útil, como a atual pandemia bem evidenciou”.

“Sendo um dos exemplos mais comuns a utilização dos metadados das comunicações móveis para construir esta inteligência territorial, a generalidade destes serviços assenta na utilização de dados externos, com a consequente necessidade de contratualização de um serviço de informação permanente e respetivo custo associado”, explica presidente da OesteCIM. Pedro Folgado acrescenta ainda que “o processo de criação de redes de Wi-Fi público municipal gera a oportunidade de, pela primeira vez, os municípios serem os ‘donos’ dos dados necessários e suficientes para o desenvolvimento de capacidades analíticas e pela criação de valiosos insights sobre as mais diversas dimensões da governação do território”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Externato D. Fuas Roupinho pode receber projeto do clube de Proteção Civil do concelho

O Externato D. Fuas Roupinho, na Nazaré, pode vir a receber, num futuro próximo, o projeto do clube...

Alunos do 7.º e 8.º anos celebraram Dia Mundial da Poesia no mercado

O Dia Mundial da Poesia, celebrado no passado dia 21, foi assinalado pelos alunos do 7.º e 8.º...

Estudantes do 8.º ano do Externato Cooperativo da Benedita em programa organizado pela Microsoft

Seis alunas que frequentam o 8.º ano de escolaridade no Externato Cooperativo da Benedita (ECB) participaram, na passada...

AE Cister recebe 800 mil euros para novo Centro Tecnológico

O Agrupamento de Escolas de Cister (AE Cister) vai passar a dispor, em breve, do novo Centro Tecnológico,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!