Quarta-feira, Novembro 19, 2025
Quarta-feira, Novembro 19, 2025

Teremos sempre a música

Data:

Partilhar artigo:

Recebo com orgulho e, confesso, com alguma emoção, a notícia de que o Cistermúsica, cuja edição deste ano esteve seriamente comprometida, viu a maioria dos seus concertos esgotada mesmo antes do início do festival. Veio-me imediatamente à memória um dos mais belos pensamentos de George Steiner, o recém-desaparecido autor da Errata e um dos grandes intelectuais da Europa do Séc. XX, sobre a música: disse que era, mais do que qualquer outra forma de arte, e, mais do que a própria literatura, a nossa possibilidade de tocarmos o transcendente. A música, sublinha, dá-nos a esperança de que talvez não sejamos apenas uma mera engrenagem biológica, mas algo maior.

Numa conferência sobre música, proferida em Amsterdão em 2010, Steiner revela que nada o assusta mais nestes tempos modernos do que a substituição da música pelo horror do barulho organizado na educação das crianças e defende que não as devemos privar de conhecer a sua linguagem, sob pena de as estarmos a privar também deste encontro com o mistério.

A Academia de Música de Alcobaça tem apostado na formação de muitas gerações de músicos, e, melhor ainda, na formação de muitas gerações com sensibilidade para a música. O Cistermúsica, seu filho, é um Festival que engrandece a nossa terra, faz jus à nossa história e aos espaços onde se exibe e veio provar que, sobretudo em tempos incertos, é com a música que podemos aproximar-nos do divino e aspirarmos alcançar algo mais do que a simples matéria. 

Região de Cister - Assine já!

Mesmo sem o verbalizar deste modo, como Steiner, o público do Festival soube pressentir, na elevação de cada Concerto, a possibilidade de tocar o transcendente. Neste fatídico 2020, como nunca, a música estende-nos a redenção. Obrigada Banda de Alcobaça, obrigada Academia de Música, Obrigada Cistermúsica e respectivos dirigentes, docentes e programadores, o vosso trabalho pode não sarar o corpo mas cura a alma. 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

DaTerra está na antiga escola da Mélvoa e prepara nova fase

A Associação DaTerra, conhecida pelo Festival da Terra na Lagoa de Pataias, iniciou um novo capítulo com a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!