Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Teremos sempre a música

Data:

Partilhar artigo:

Recebo com orgulho e, confesso, com alguma emoção, a notícia de que o Cistermúsica, cuja edição deste ano esteve seriamente comprometida, viu a maioria dos seus concertos esgotada mesmo antes do início do festival. Veio-me imediatamente à memória um dos mais belos pensamentos de George Steiner, o recém-desaparecido autor da Errata e um dos grandes intelectuais da Europa do Séc. XX, sobre a música: disse que era, mais do que qualquer outra forma de arte, e, mais do que a própria literatura, a nossa possibilidade de tocarmos o transcendente. A música, sublinha, dá-nos a esperança de que talvez não sejamos apenas uma mera engrenagem biológica, mas algo maior.

Numa conferência sobre música, proferida em Amsterdão em 2010, Steiner revela que nada o assusta mais nestes tempos modernos do que a substituição da música pelo horror do barulho organizado na educação das crianças e defende que não as devemos privar de conhecer a sua linguagem, sob pena de as estarmos a privar também deste encontro com o mistério.

A Academia de Música de Alcobaça tem apostado na formação de muitas gerações de músicos, e, melhor ainda, na formação de muitas gerações com sensibilidade para a música. O Cistermúsica, seu filho, é um Festival que engrandece a nossa terra, faz jus à nossa história e aos espaços onde se exibe e veio provar que, sobretudo em tempos incertos, é com a música que podemos aproximar-nos do divino e aspirarmos alcançar algo mais do que a simples matéria. 

Região de Cister - Assine já!

Mesmo sem o verbalizar deste modo, como Steiner, o público do Festival soube pressentir, na elevação de cada Concerto, a possibilidade de tocar o transcendente. Neste fatídico 2020, como nunca, a música estende-nos a redenção. Obrigada Banda de Alcobaça, obrigada Academia de Música, Obrigada Cistermúsica e respectivos dirigentes, docentes e programadores, o vosso trabalho pode não sarar o corpo mas cura a alma. 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Olimpíadas do Desporto Sénio juntaram seis dezenas de atletas

A 5.ª edição das Olimpíadas do Desporto Sénior foi repleta de animação e reuniu, na passada quinta-feira, seis...

Capela dos Rebelos tem novo relógio quase 50 anos depois

Quem passar à porta da capela dos Rebelos, localidade da freguesia da Cela, provavelmente não se aperceberá que...

Casa da Música em Turquel recebe 92.ª sessão dos Amigos das Letras

A partir das 18 horas do próximo domingo, dia 28, na Casa da Música, em Turquel, os Amigos...

Festival de Grupos Musicais da Rutis foi ponto alto do 18.º aniversário da USB

A rebentar pelas costuras. Assim esteve o Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na tarde do passado dia 16, por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!