Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Teremos sempre a música

Data:

Partilhar artigo:

Recebo com orgulho e, confesso, com alguma emoção, a notícia de que o Cistermúsica, cuja edição deste ano esteve seriamente comprometida, viu a maioria dos seus concertos esgotada mesmo antes do início do festival. Veio-me imediatamente à memória um dos mais belos pensamentos de George Steiner, o recém-desaparecido autor da Errata e um dos grandes intelectuais da Europa do Séc. XX, sobre a música: disse que era, mais do que qualquer outra forma de arte, e, mais do que a própria literatura, a nossa possibilidade de tocarmos o transcendente. A música, sublinha, dá-nos a esperança de que talvez não sejamos apenas uma mera engrenagem biológica, mas algo maior.

Numa conferência sobre música, proferida em Amsterdão em 2010, Steiner revela que nada o assusta mais nestes tempos modernos do que a substituição da música pelo horror do barulho organizado na educação das crianças e defende que não as devemos privar de conhecer a sua linguagem, sob pena de as estarmos a privar também deste encontro com o mistério.

A Academia de Música de Alcobaça tem apostado na formação de muitas gerações de músicos, e, melhor ainda, na formação de muitas gerações com sensibilidade para a música. O Cistermúsica, seu filho, é um Festival que engrandece a nossa terra, faz jus à nossa história e aos espaços onde se exibe e veio provar que, sobretudo em tempos incertos, é com a música que podemos aproximar-nos do divino e aspirarmos alcançar algo mais do que a simples matéria. 

Região de Cister - Assine já!

Mesmo sem o verbalizar deste modo, como Steiner, o público do Festival soube pressentir, na elevação de cada Concerto, a possibilidade de tocar o transcendente. Neste fatídico 2020, como nunca, a música estende-nos a redenção. Obrigada Banda de Alcobaça, obrigada Academia de Música, Obrigada Cistermúsica e respectivos dirigentes, docentes e programadores, o vosso trabalho pode não sarar o corpo mas cura a alma. 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!