Domingo, Setembro 25, 2022
Domingo, Setembro 25, 2022

Colheita de Maçã de Acobaça deve atingir 60 mil toneladas

Data:

Partilhar artigo:

A colheita da Maçã de Alcobaça deverá atingir as 60 mil toneladas. A informação é avançada pela Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, que iniciou oficialmente o processo de certificação e regressou recentemente às lojas. “135 dias após a floração dos pomares, agora sim a Maçã de Alcobaça IGP está perfeita”, salienta a associação.

A colheita da Maçã de Alcobaça deverá atingir as 60 mil toneladas. A informação é avançada pela Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, que iniciou oficialmente o processo de certificação e regressou recentemente às lojas. “135 dias após a floração dos pomares, agora sim a Maçã de Alcobaça IGP está perfeita”, salienta a associação.

Porque “está bonita, suculenta, crocante, fresca e aromática, pronta para fazer as delícias dos consumidores e possibilitar uma oferta durante praticamente todo o ano”, frisa a mesma fonte. “Após milhares de testes analíticos e sensoriais nas últimas quatro semanas de monitorização do estado de desenvolvimento e de início de maturação das várias centenas de pomares diferentes, a Maçã de Alcobaça IGP finalmente passou nos mais exigentes painéis de provadores que a consideram apta e com as aptidões plenas de qualidade que a distinguem e notabilizam”, prossegue a associação.

Por isso, acredita,”nos próximos 60 dias estima-se colher cerca de 60 mil toneladas, por cerca de três mil colhedores, na maioria estudantes e famílias especializadas, de elevado saber-fazer”.

“Com elevado rigor e cuidado fazem a colheita de aproximadamente 500 milhões de Maçãs de Alcobaça IGP, devidamente produzidas e seleccionadas conforme as normas do Caderno de Especificações da Indicação Geográfica Protegida, conforme o Caderno de Especificações do Sistema de Produção Integrada e conforme o Caderno de Normas de Qualidade Organoléptica da Marca Coletiva do Clube da Maçã de Alcobaça IGP.”, especifica ainda esta fonte.

Para a associação, “trata-se de uma campanha que, por se registar menor número de frutos nas árvores, mas com clima favorável ao desenvolvimento dos frutos, torna a sua qualidade interna mais rica, mais agradável e mais completa no que diz respeito ao sabor, aroma e frescura”.

Nos próximos meses, remata, “vão ser presença frequente na maioria das lojas das diferentes marcas da distribuição moderna portuguesa, assim como em alguns supermercados brasileiros, ingleses, árabes, entre outros”.

Também na passada segunda-feira arrancou a campanha da colheita da Pêra Rocha do Oeste e a Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha (ANP) estima uma colheita de 130 mil toneladas, que perfaz uma redução de 30% face à colheita do ano passado. Apesar deste decréscimo, Domingos Santos, presidente da ANP, apontou à melhoria da qualidade do fruto.

A produção de Pêra Rocha do Oeste representa 90% da produção nacional e Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, considera que estão a ser cumpridas todas as normas de higiene e segurança para os “12 mil trabalhadores temporários durante o período de campanha”.

Portugal exporta atualmete 70% da produção nacional de Pêra Rocha do Oeste para países como Brasil, Reino Unido, França, Alemanha ou Marrocos.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Abertos centros de vacinação à covid-19 e gripe em Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós

Já estão a funcionar os centros de vacinação à covid-19 e à gripe sazonal nos concelhos de Alcobaça,...

Na Drogaria Ribeiro, o cliente está sempre em primeiro lugar

O facto de o pai ser pintor e de, desde cedo, apreciar essa arte, levou António Ribeiro, alguns...

“Passeio Sénior 2022” levou centena de idosos à Feira de São Mateus

A iniciativa “Passeio Sénior 2022”, promovida pela União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), levou, este dia...

OesteCim abre concurso para contratação de oito novos bombeiros sapadores

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), da qual fazem parte os municípios de Alcobaça e da Nazaré, abriu...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!