Quinta-feira, Novembro 20, 2025
Quinta-feira, Novembro 20, 2025

Rito Hall da Serra mantém vivas memórias do “Ti Rito”

Data:

Partilhar artigo:

O comércio do “Ti Rito” começou com uma pequena taberna na década de 1940. Foi fundado por Manuel da Costa e instalado na casa do centro da aldeia de São Bento, onde vivia com a mulher e os seis filhos. 

O comércio do “Ti Rito” começou com uma pequena taberna na década de 1940. Foi fundado por Manuel da Costa e instalado na casa do centro da aldeia de São Bento, onde vivia com a mulher e os seis filhos. Mais tarde o edifício foi ampliado e surgiu uma mercearia. A taberna e a mercearia funcionavam no rés do chão da casa e a habitação funcionava no piso superior do edifício. Na mercearia de São Bento era possível encontrar um pouco de tudo, desde comida, bebidas, tecidos, calçado, artigos de higiene, utensílios e até sementes. Era o estabelecimento da aldeia que tinha maior oferta e onde todos iam abastecer.

Entre os anos de 1955 e de 1992 a casa do “Ti Rito” foi taberna, mercearia, ponto de venda de gás e de petróleo, posto de correios e também posto público de telefone. “Era a única casa da aldeia que tinha telefone”, recorda Maria Emília Costa, filha do fundador da casa. Aos domingos também chegou a funcionar como barbearia. “Começámos a ter procura por parte de professoras de todo o País que eram colocadas na região e precisavam de alojamento, dando assim início a mais uma atividade”, acrescenta.

Região de Cister - Assine já!

“Fomos aqui muito felizes”, conta Maria Emília Costa, que viveu nesta casa até se casar, aos 28 anos, tendo voltado mais tarde. Emigrou para Luxemburgo com o marido, onde permaneceu durante quase uma década. Por lá dedicou-se à costura e tomou conta de crianças. Após o regresso a Portugal, agarrou no negócio dos pais e remodelou a casa que passou a funcionar apenas como café. Mais tarde, entregou a casa ao filho e à nora que criaram o “Rito Hall da Serra”.

“Fizemos questão de manter as características do negócio da família, dando um toque moderno ao conceito”, adianta Adélia Gabriel, proprietária do atual espaço que funciona há dois anos como restaurante e desde o ano passado também como alojamento local.

O edifício que foi totalmente remodelado apresenta um conceito rústico contemporâneo, predominando os materiais características da região, como a pedra. O restaurante oferece comida regional, apostando em especialidades como os croquetes serranos, as carnes suculentas, o polvo e o bacalhau à lagareiro.

Com dez quartos, o alojamento local do “Rito Hall da Serra” junta o conforto à tranquilidade da região e oferece vistas deslumbrantes para o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!