Terça-feira, Maio 6, 2025
Terça-feira, Maio 6, 2025

Abertura da Casa-Museu Vieira Natividade vive novo impasse

Data:

Partilhar artigo:

O Rebate, grupo de alcobacenses preocupados com o estado de degradação do edifício doado pela família de Vieira Natividade, acusa a Câmara de Alcobaça de “inviabilizar” a criação da Comissão Científica proposta no âmbito Protocolo de Cooperação entre a Direção-Geral do Património Cultural e o Município, que visa a reabilitação da Casa-Museu Vieira Natividade.

O Rebate, grupo de alcobacenses preocupados com o estado de degradação do edifício doado pela família de Vieira Natividade, acusa a Câmara de Alcobaça de “inviabilizar” a criação da Comissão Científica proposta no âmbito Protocolo de Cooperação entre a Direção-Geral do Património Cultural e o Município, que visa a reabilitação da Casa-Museu Vieira Natividade.

A parceria entre o Governo Central e a Câmara foi firmada em julho do ano transato e tem como objetivo reabilitar a Casa-Museu Vieira Natividade e o respetivo espólio, assim como abrir o espaço museológico ao público. Deste modo, foi proposta a criação de uma Comissão Científica para o acompanhamento e execução do programa museológico, que seria constituída pela diretora do Mosteiro de Alcobaça, em representação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), por um representante do município, um representante da família Vieira Natividade e duas personalidades locais “de reconhecida idoneidade”, designadas por comum acordo entre a DGPC e o município. 

Região de Cister - Assine Já!

Segundo O Rebate, todos os elementos da comissão já foram eleitos, com exceção da “personalidade local de reconhecida idoneidade”, a eleger pela Câmara. “Assim, a comissão permaneceu incompleta e, por isso, impossibilitada de funcionar ou sequer de reunir, desde 7 de novembro”, esclarece o grupo. 

Ao longo dos últimos nove meses, a entidade afirma ter tentado compreender as razões que motivam o atraso na decisão da Câmara, tendo sido informada de que a deliberação seria feita no âmbito da Assembleia Municipal realizada no passado mês de julho. Tal não se verificou. “Face ao exposto concluímos que a nossa autarquia a quem, muito justamente, se atribui o mérito da iniciativa deste protocolo de cooperação, está a inviabilizar a sua progressão ou, pelo menos, a provocar atrasos ao início dos trabalhos que lhe incumbem”, lamenta o grupo, revelando “indignação e tristeza”. 

A ausência de decisão da Câmara provoca, deste modo, um novo impasse no que refere ao futuro da Casa-Museu Viera Natividade. Para o grupo alcobacense, a autarquia de Alcobaça passou, assim, “a fazer parte do problema em vez de o resolver, como tinha anunciado à partida”. “Quantos anos mais teremos de aguardar para o público poder usufruir deste importantíssimo marco cultural da cidade ou da região”, questiona.

Contactada pelo REGIÃO DE CISTER, a Câmara de Alcobaça não comentou o assunto até ao fecho da edição . 

Recorde-se que o acervo museológico e a casa que pertenciam à família Vieira Natividade, foram doados ao Estado em 1993. Perante a “inércia” do Ministério da Cultura e o claro estado de abandono do edifício, a Câmara de Alcobaça tomou a iniciativa de propor uma parceria para acelerar o processo de reabilitação do espaço e espólio e abrir, finalmente, as portas da Casa-Museu Vieira Natividade.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Seu Jorge dá concerto em Alcobaça em agosto

Seu Jorge está de regresso a Portugal e tem passagem marcada por Alcobaça no próximo dia 9 de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!