Quinta-feira, Julho 7, 2022
Quinta-feira, Julho 7, 2022

Maestrina alqueidoense coordena paróquia na Alemanha

Data:

Partilhar artigo:

Rumou há sete anos até à Alemanha para fazer Erasmus durante um ano na Escola Superior de Música Sacra de Regensburg, no âmbito da conclusão do mestrado. Mas, desde então, só regressa a Portugal durante as férias. 

Rumou há sete anos até à Alemanha para fazer Erasmus durante um ano na Escola Superior de Música Sacra de Regensburg, no âmbito da conclusão do mestrado. Mas, desde então, só regressa a Portugal durante as férias.

É que Jacinta Pereira, natural da freguesia de Alqueidão da Serra, no concelho de Porto de Mós, de 30 anos, tornou-se a coordenadora de música numa paróquia da cidade de Crailsheim, do sul da Alemanha.

As suas funções incluem a direção do coro das missas e as aulas de iniciação à música em infantários geridos pela Igreja Católica. “Dinamizar a liturgia de uma forma mais moderna e atrativa para os jovens é o meu principal desafio”, adianta Jacinta Pereira, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.

Em simultâneo, a alqueidoense dá aulas de piano e de guitarra numa escola de música e coordena mais dois coros daquela cidade. “São projetos diferentes que vão também ao encontro das áreas que mais me cativam”, refere a jovem maestrina. “Num destes coros trabalhamos o pop-rock e outros géneros musicais e no outro a ‘word music’ e a música folk”, acrescenta a jovem, revelando que a música folk é outro género de música que a apaixona.

“Este coro atrai pessoas de vários países e de diferentes idades e através desta diversidade cultural é possível aprender um pouco das suas culturas e tradições, o que torna o projeto bem mais enriquecedor”, sublinha. Jacinta Pereira revela que pretende desenvolver projetos em Portugal a partir do próximo verão, altura em que regressa ao País para tirar férias, onde seja possível unir a música folk e a música tradicional portuguesa.

“Para já é apenas uma ideia mas que para mim fazia todo o sentido e vou estudar a forma de colocá-los em prática”, adianta.

Regressar definitivamente para Portugal não faz, para já, parte dos seus planos. Apesar de nunca ter pensado ficar na Alemanha tanto tempo, fez questão desde o início de aprender a língua e a cultura do País junto da comunidade local. Hoje em dia considera que é no centro da Europa que estão as oportunidades de trabalho na sua área e onde tem mais acesso a um conjunto de formações que vão enriquecendo o seu percurso profissional e pessoal.  

A paixão de Jacinta Pereira pela música começou quando tinha apenas 9 anos, após ingressar na escola de Música de Alqueidão da Serra, através de uma parceria com o Orfeão de Leiria, onde iniciou a sua formação musical.

Em Alqueidão da Serra teve também o primeiro contacto com o órgão e foi aluna de João Santos, antigo organista do Santuário de Fátima. Em 2004, entrou no Orfeão de Leiria para dar continuidade à formação e aprofundar os seus conhecimentos. 

Jacinta Pereira é licenciada em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, em Música Sacra pela Escola Superior de Música Sacra de Regensburg e é mestre em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa.  

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Que regressem as festas

Creio que nunca, como este ano, senti tanta vontade de festejar nem nunca tinha percebido nos outros esta...

Acidente entre ligeiro e pesado causa um ferido em Alcobaça

Um acidente de viação, ocorrido na manhã desta quinta-feira, em Alcobaça, provocou ferimentos ligeiros a uma mulher de...

“Runset” vai fazer mexer Alcobaça com percurso de trail

O próximo dia 16 de julho promete deixar Alcobaça a fervilhar. Tudo porque vai decorrer o "Runset", um...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!