A intervenção integral de conservação e restauro da fachada do Mosteiro de Santa Maria, em Alcobaça, que está a causar um grande impacto visual no rossio da cidade, apenas estará concluída no segundo trimestre de 2021
A intervenção integral de conservação e restauro da fachada do Mosteiro de Santa Maria, em Alcobaça, que está a causar um grande impacto visual no rossio da cidade, apenas estará concluída no segundo trimestre de 2021. Aquando da conclusão dessa obra, entrará também em funcionamento a nova portaria na Ala Norte.
A empreitada, que deveria ter arrancado no início do ano, iniciou após a celebração do auto de consignação das entre a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e a STB – Reabilitação de Património Edificado. A cerimónia decorreu no passado dia 7 de julho, permitindo assim que as obras de conservação pudessem ter início.
A intervenção nas fachadas configura a segunda fase das componentes financiadas pelo Programa Portugal 2020, que representam, no total, um investimento de 700 mil euros.
Depois das obras na Porta Conventual e Loja, concluídas a 31 de dezembro de 2019, avaliadas em 320 mil euros, seguem-se então os trabalhos de limpeza, conservação e restauro do gradeal e das caixilharias. Desta forma será possível concluir o trabalho iniciado em 2016, com a intervenção realizada no alçado do corpo referente ao dormitório medieval e ao refeitório.