Sábado, Novembro 26, 2022
Sábado, Novembro 26, 2022

Rio Alcoa alvo de operação de limpeza e desobstrução

Data:

Partilhar artigo:

O Rio Alcoa está a ser alvo de uma ação de limpeza como já não se acontecia há cerca uma década. A intervenção, feita no troço do rio que percorre a cidade, visa devolver as àguas ao normal curso do rio, obstruído devido ao elevado assoreamento do leito do rio.

O Rio Alcoa está a ser alvo de uma ação de limpeza como já não se acontecia há cerca uma década. A intervenção, feita no troço do rio que percorre a cidade, visa devolver as àguas ao normal curso do rio, obstruído devido ao elevado assoreamento do leito do rio.

A notícia foi avançada em agosto pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria. A autarquia informava, através de uma garantia feita pela Câmara, que a limpeza  sobre “um património há muito negligenciado no concelho” iria arrancar nas semanas seguintes. A limpeza do rio arrancou, contudo, apenas no início de setembro e tem vindo a intervencionar um troço total de 1.700 metros, entre a ponte do Lameirão e o Museu do Vinho de Alcobaça. Deste modo, a ação incide também sobre parte do rio Baça, uma vez a intervenção inclui o troço de confluências dos rios. 

Região de Cister - Assine já!

A intervenção tem sido feita de forma manual e mecânica. Embora a intervenção só deva estar totalmente concluída no final da próxima semana, os resultados já são notórios uma vez que o caudal do Alcoa aumentou o seu volume.

A necessidade desta intervenção tem sido há muito alvo de debate. O surgimento de peixes mortos ao longo do canal do rio, relatado pelos munícipes nas redes sociais por diversas vezes, assim como o mau odor e o “entulho” observado naquele curso de água têm sido motivo de discussão. O presidente da Câmara de Alcobaça tem vindo a assegurar que o rio tinha já sido “alvo de uma limpeza histórica” e que o problema era “de foro privado”. “O Município tem realizado todas as competências atribuídas no que toca à higienização do rio Alcoa”, assegurou Paulo Inácio.

No entanto, um ano depois das “denúncias”, a Câmara decidiu avançar com aquilo que descreve como uma limpeza “significativa” do rio. A oposição também já reagiu: “A limpeza do rio é periódica, mas para já é uma boa iniciativa. Vem no fundo devolver um bocadinho o rio, pois um rio sem água não tem o aspeto pretendido”, declarou o vereador Carlos Bonifácio (CDS-PP). Os vereadores do PS também manifestaram a sua satisfação pela ação.

Embora descrita como “bastante atrasada” face à “necessidade gritante”, a intervenção no rio Alcoa tem sido bastante elogiada pela comunidade.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hélder Roque assume direção clínica das clínicas do Grupo H Saúde

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, da Policlínica Central da Benedita e...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou...

Degustação de vinhos e sabores locais apreciada por 1 milhar de pessoas no Vimeiro

A “I Degustação de vinhos e sabores da terra”, evento promovido pelo Círculo de Arte, Cultura e Desporto...

Ana Pagará reconduzida como diretora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Pagará foi reconduzida no cargo de diretora do Mosteiro de Alcobaça, para uma comissão de serviço de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!