Quarta-feira, Agosto 10, 2022
Quarta-feira, Agosto 10, 2022

Rio Alcoa alvo de operação de limpeza e desobstrução

Data:

Partilhar artigo:

O Rio Alcoa está a ser alvo de uma ação de limpeza como já não se acontecia há cerca uma década. A intervenção, feita no troço do rio que percorre a cidade, visa devolver as àguas ao normal curso do rio, obstruído devido ao elevado assoreamento do leito do rio.

O Rio Alcoa está a ser alvo de uma ação de limpeza como já não se acontecia há cerca uma década. A intervenção, feita no troço do rio que percorre a cidade, visa devolver as àguas ao normal curso do rio, obstruído devido ao elevado assoreamento do leito do rio.

A notícia foi avançada em agosto pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria. A autarquia informava, através de uma garantia feita pela Câmara, que a limpeza  sobre “um património há muito negligenciado no concelho” iria arrancar nas semanas seguintes. A limpeza do rio arrancou, contudo, apenas no início de setembro e tem vindo a intervencionar um troço total de 1.700 metros, entre a ponte do Lameirão e o Museu do Vinho de Alcobaça. Deste modo, a ação incide também sobre parte do rio Baça, uma vez a intervenção inclui o troço de confluências dos rios. 

A intervenção tem sido feita de forma manual e mecânica. Embora a intervenção só deva estar totalmente concluída no final da próxima semana, os resultados já são notórios uma vez que o caudal do Alcoa aumentou o seu volume.

A necessidade desta intervenção tem sido há muito alvo de debate. O surgimento de peixes mortos ao longo do canal do rio, relatado pelos munícipes nas redes sociais por diversas vezes, assim como o mau odor e o “entulho” observado naquele curso de água têm sido motivo de discussão. O presidente da Câmara de Alcobaça tem vindo a assegurar que o rio tinha já sido “alvo de uma limpeza histórica” e que o problema era “de foro privado”. “O Município tem realizado todas as competências atribuídas no que toca à higienização do rio Alcoa”, assegurou Paulo Inácio.

No entanto, um ano depois das “denúncias”, a Câmara decidiu avançar com aquilo que descreve como uma limpeza “significativa” do rio. A oposição também já reagiu: “A limpeza do rio é periódica, mas para já é uma boa iniciativa. Vem no fundo devolver um bocadinho o rio, pois um rio sem água não tem o aspeto pretendido”, declarou o vereador Carlos Bonifácio (CDS-PP). Os vereadores do PS também manifestaram a sua satisfação pela ação.

Embora descrita como “bastante atrasada” face à “necessidade gritante”, a intervenção no rio Alcoa tem sido bastante elogiada pela comunidade.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Beneditense assina “Literatura de viagem sem sair do mesmo lugar”

Grupo de Teatro de Mira de Aire Um Par de 5 arranca com festival Fotografia: Câmara de Porto de Mós

Praia da Nazaré é uma das vencedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022

A Praia da Nazaré foi este ano uma das 17 praias distinguidas pelos portugueses “como realmente muito boas”...

Casa com história: Oficina Vilela “cura” carros há quatro décadas e meia

Era um menino de 11 anos quando começou a dar serventia a pedreiros. O trabalho desde cedo afastou-o...

Cinco feridos após despiste de viatura que causou incêndio rural em Alfeizerão

Cinco pessoas ficaram feridas na sequência de um despiste de uma viatura, na tarde desta sexta-feira, na localidade...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!