Sexta-feira, Julho 4, 2025
Sexta-feira, Julho 4, 2025

Rio Alcoa alvo de operação de limpeza e desobstrução

Data:

Partilhar artigo:

O Rio Alcoa está a ser alvo de uma ação de limpeza como já não se acontecia há cerca uma década. A intervenção, feita no troço do rio que percorre a cidade, visa devolver as àguas ao normal curso do rio, obstruído devido ao elevado assoreamento do leito do rio.

O Rio Alcoa está a ser alvo de uma ação de limpeza como já não se acontecia há cerca uma década. A intervenção, feita no troço do rio que percorre a cidade, visa devolver as àguas ao normal curso do rio, obstruído devido ao elevado assoreamento do leito do rio.

A notícia foi avançada em agosto pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria. A autarquia informava, através de uma garantia feita pela Câmara, que a limpeza  sobre “um património há muito negligenciado no concelho” iria arrancar nas semanas seguintes. A limpeza do rio arrancou, contudo, apenas no início de setembro e tem vindo a intervencionar um troço total de 1.700 metros, entre a ponte do Lameirão e o Museu do Vinho de Alcobaça. Deste modo, a ação incide também sobre parte do rio Baça, uma vez a intervenção inclui o troço de confluências dos rios. 

Região de Cister - Assine Já!

A intervenção tem sido feita de forma manual e mecânica. Embora a intervenção só deva estar totalmente concluída no final da próxima semana, os resultados já são notórios uma vez que o caudal do Alcoa aumentou o seu volume.

A necessidade desta intervenção tem sido há muito alvo de debate. O surgimento de peixes mortos ao longo do canal do rio, relatado pelos munícipes nas redes sociais por diversas vezes, assim como o mau odor e o “entulho” observado naquele curso de água têm sido motivo de discussão. O presidente da Câmara de Alcobaça tem vindo a assegurar que o rio tinha já sido “alvo de uma limpeza histórica” e que o problema era “de foro privado”. “O Município tem realizado todas as competências atribuídas no que toca à higienização do rio Alcoa”, assegurou Paulo Inácio.

No entanto, um ano depois das “denúncias”, a Câmara decidiu avançar com aquilo que descreve como uma limpeza “significativa” do rio. A oposição também já reagiu: “A limpeza do rio é periódica, mas para já é uma boa iniciativa. Vem no fundo devolver um bocadinho o rio, pois um rio sem água não tem o aspeto pretendido”, declarou o vereador Carlos Bonifácio (CDS-PP). Os vereadores do PS também manifestaram a sua satisfação pela ação.

Embora descrita como “bastante atrasada” face à “necessidade gritante”, a intervenção no rio Alcoa tem sido bastante elogiada pela comunidade.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cartas de Afetos unem crianças e idosos em amizade escrita à mão

Durante vários meses, as crianças da Componente de Apoio à Família (CAF) de Alpedriz, Casal de Ramos e...

Um domo contra os extremos

Só para o vento é que não encontrei ainda um refúgio, terei de aguentar. Para o vento e...

Atletismo: São-martinhense sagra-se campeã nacional sub-18

A são-martinhense Caetana Neves (Arneirense)sagrou-se campeã nacional de sub-18 na prova de 2.000 metros obstáculos. Em Beja, nem uma...

Hóquei: HC Turquel despede-se como vice-campeão nacional

O HC Turquel anunciou, no último domingo, a interrupção no projeto referente à equipa sénior feminina. Fê-lo um...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!