Terça-feira, Novembro 18, 2025
Terça-feira, Novembro 18, 2025

Projeto “Tira(teimas)” coloca jovens e especialistas a conversar online

Data:

Partilhar artigo:

O Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) da Câmara de Alcobaça vai promover, entre os meses de setembro e junho, um conjunto de sessões, nas quais a promoção da mudança de comportamentos e a desmistificação de preconceitos ocupa um lugar central.

O Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) da Câmara de Alcobaça vai promover, entre os meses de setembro e junho, um conjunto de sessões, nas quais a promoção da mudança de comportamentos e a desmistificação de preconceitos ocupa um lugar central.

As oficinas “Tira(teimas)” vão decorrer através da plataforma online ZOOM e assumem-se como um conjunto de sessões de “funcionamento regular, temáticas e estruturadas”, para diferentes públicos. Cada sessão vai ter um convidado e um tema especifico, que vai ajudar os jovens a “Re(descobrir), re(ativar) e re(conhecer) estratégias de envolvimento da comunidade”. De acordo com a autarquia, será colocada a informação “ao serviço da tomada de consciência e da mudança de atitudes e comportamentos”.

Região de Cister - Assine já!

Entre as temáticas abordadas estão o desenvolvimento pessoal, educação parental, dificuldades de aprendizagem, violência, motivação e empreendedorismo e a concretização de objetivos ou sonhos.

“Destinam-se ao público geral e pretendem clarificar conceitos, possibilitar a identificação de comportamentos e sinais de alerta, desmistificar crenças, debater estratégias de intervenção e reforçar a capacidade de foco, as resiliências e permitir uma tomada de decisão mais consciente relativa às escolhas individuais e grupais”, explica o CAJ.

A primeira sessão realizou-se no dia 24 de setembro, tendo já sido dinamizadas duas outras sessões sobre as dificuldades na comunicação e a pertinência da Terapia da Fala e histórias de superação. A 4.ª e 5.ª oficina vão ter o mesmo mote, “Saber ao Não Saber…Eis a Questão!” e estão agendadas para os dias 17 de dezembro e 21 de janeiro, respetivamente. A 25 de fevereiro será debatido o tema da violência doméstica no namoro e a 18 março será analisada a parentalidade e a participação do progenitor na vida do seu educando.

Estão ainda sessões agendadas para 22 de abril, 27 de maio e 24 de junho.

A participação nas oficinas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do email centro.atendimento.jovens@gmail.com.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

DaTerra está na antiga escola da Mélvoa e prepara nova fase

A Associação DaTerra, conhecida pelo Festival da Terra na Lagoa de Pataias, iniciou um novo capítulo com a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!