Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Projeto “Tira(teimas)” coloca jovens e especialistas a conversar online

Data:

Partilhar artigo:

O Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) da Câmara de Alcobaça vai promover, entre os meses de setembro e junho, um conjunto de sessões, nas quais a promoção da mudança de comportamentos e a desmistificação de preconceitos ocupa um lugar central.

O Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) da Câmara de Alcobaça vai promover, entre os meses de setembro e junho, um conjunto de sessões, nas quais a promoção da mudança de comportamentos e a desmistificação de preconceitos ocupa um lugar central.

As oficinas “Tira(teimas)” vão decorrer através da plataforma online ZOOM e assumem-se como um conjunto de sessões de “funcionamento regular, temáticas e estruturadas”, para diferentes públicos. Cada sessão vai ter um convidado e um tema especifico, que vai ajudar os jovens a “Re(descobrir), re(ativar) e re(conhecer) estratégias de envolvimento da comunidade”. De acordo com a autarquia, será colocada a informação “ao serviço da tomada de consciência e da mudança de atitudes e comportamentos”.

Entre as temáticas abordadas estão o desenvolvimento pessoal, educação parental, dificuldades de aprendizagem, violência, motivação e empreendedorismo e a concretização de objetivos ou sonhos.

“Destinam-se ao público geral e pretendem clarificar conceitos, possibilitar a identificação de comportamentos e sinais de alerta, desmistificar crenças, debater estratégias de intervenção e reforçar a capacidade de foco, as resiliências e permitir uma tomada de decisão mais consciente relativa às escolhas individuais e grupais”, explica o CAJ.

A primeira sessão realizou-se no dia 24 de setembro, tendo já sido dinamizadas duas outras sessões sobre as dificuldades na comunicação e a pertinência da Terapia da Fala e histórias de superação. A 4.ª e 5.ª oficina vão ter o mesmo mote, “Saber ao Não Saber…Eis a Questão!” e estão agendadas para os dias 17 de dezembro e 21 de janeiro, respetivamente. A 25 de fevereiro será debatido o tema da violência doméstica no namoro e a 18 março será analisada a parentalidade e a participação do progenitor na vida do seu educando.

Estão ainda sessões agendadas para 22 de abril, 27 de maio e 24 de junho.

A participação nas oficinas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do email centro.atendimento.jovens@gmail.com.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!