Quinta-feira, Novembro 7, 2024
Quinta-feira, Novembro 7, 2024

Projeto “Tira(teimas)” coloca jovens e especialistas a conversar online

Data:

Partilhar artigo:

O Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) da Câmara de Alcobaça vai promover, entre os meses de setembro e junho, um conjunto de sessões, nas quais a promoção da mudança de comportamentos e a desmistificação de preconceitos ocupa um lugar central.

O Centro de Atendimento a Jovens (CAJ) da Câmara de Alcobaça vai promover, entre os meses de setembro e junho, um conjunto de sessões, nas quais a promoção da mudança de comportamentos e a desmistificação de preconceitos ocupa um lugar central.

As oficinas “Tira(teimas)” vão decorrer através da plataforma online ZOOM e assumem-se como um conjunto de sessões de “funcionamento regular, temáticas e estruturadas”, para diferentes públicos. Cada sessão vai ter um convidado e um tema especifico, que vai ajudar os jovens a “Re(descobrir), re(ativar) e re(conhecer) estratégias de envolvimento da comunidade”. De acordo com a autarquia, será colocada a informação “ao serviço da tomada de consciência e da mudança de atitudes e comportamentos”.

Região de Cister - Assine Já!

Entre as temáticas abordadas estão o desenvolvimento pessoal, educação parental, dificuldades de aprendizagem, violência, motivação e empreendedorismo e a concretização de objetivos ou sonhos.

“Destinam-se ao público geral e pretendem clarificar conceitos, possibilitar a identificação de comportamentos e sinais de alerta, desmistificar crenças, debater estratégias de intervenção e reforçar a capacidade de foco, as resiliências e permitir uma tomada de decisão mais consciente relativa às escolhas individuais e grupais”, explica o CAJ.

A primeira sessão realizou-se no dia 24 de setembro, tendo já sido dinamizadas duas outras sessões sobre as dificuldades na comunicação e a pertinência da Terapia da Fala e histórias de superação. A 4.ª e 5.ª oficina vão ter o mesmo mote, “Saber ao Não Saber…Eis a Questão!” e estão agendadas para os dias 17 de dezembro e 21 de janeiro, respetivamente. A 25 de fevereiro será debatido o tema da violência doméstica no namoro e a 18 março será analisada a parentalidade e a participação do progenitor na vida do seu educando.

Estão ainda sessões agendadas para 22 de abril, 27 de maio e 24 de junho.

A participação nas oficinas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do email centro.atendimento.jovens@gmail.com.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Alcobacense assume cargo de vice-presidente da Direção da ESN Coimbra

Filipa Silva, natural de Alcobaça, é a nova vice-presidente da recém-eleita Direção da Erasmus Student Network (ESN) Coimbra,...

Serviços Municipalizados de Alcobaça investem 1,3 milhões em redes de água e saneamento

Os Serviços Municipalizados de Alcobaça (SMA) iniciaram recentemente um ciclo de investimentos avultados no concelho. Nas últimas semanas,...

Doce novembro

Novembro, por si só, tem motivos de sobra no que toca a celebrar Teresa Radamanto No calendário, novembro marca a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!