Terça-feira, Abril 23, 2024
Terça-feira, Abril 23, 2024

Canil de Porto de Mós inicia identificação e recolha de animais este mês

Data:

Partilhar artigo:

O canil de Porto de Mós vai iniciar o processo de identificação e recolha de animais este mês, avançou o presidente da Câmara, durante a última sessão da Assembleia Municipal, após ter sido questionado pelo presidente da Junta de Alqueidão da Serra, que alertou para a existência de muitos cães abandonados na freguesia. 

O canil de Porto de Mós vai iniciar o processo de identificação e recolha de animais este mês, avançou o presidente da Câmara, durante a última sessão da Assembleia Municipal, após ter sido questionado pelo presidente da Junta de Alqueidão da Serra, que alertou para a existência de muitos cães abandonados na freguesia. 

As obras do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROA) já estão terminadas e as instalações foram homologadas pela Direcção-Geral de Veterinária. No entanto, a falta de recursos humanos tem vindo a adiar a abertura. “Já temos uma enfermeira veterinária estagiária contratada e um veterinário municipal, que se encontra neste momento a fazer a vacinação anti-raiva. Quando este trabalho estiver terminado, será iniciado o processo para encontrar famílias de adopção”, adiantou Jorge Vala. O presidente da Câmara de Porto de Mós referiu ainda que no local já se encontram alguns animais que estavam à guarda da autarquia e que o processo de identificação de animais abandonados nas freguesias no concelho, para posterior recolha, terá início este mês. Jorge Vala revelou ainda que foi submetida uma candidatura para financiamento de campanhas de esterilização de animais de companhia.

Região de Cister - Assine Já!

A Câmara de Porto de Mós já tinha sido questionada pelo  PAN de Leiria, no passado dia 18, sobre a entrada em funcionamento do novo canil. Questionando a autarquia, o partido lembrou que foi “anunciado publicamente em novembro de 2018 que a Câmara de Porto de Mós tinha aprovado o projeto de construção do novo Centro de Recolha Oficial de Animais, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2019”. 

O início das obras de construção do CROA, na Zona Industrial de Porto de Mós, tinha sido anunciada pelo município em maio de 2019, num investimento para a autarquia na ordem dos 188 mil euros. O equipamento possui 22 celas com capacidade máxima para 50 cães, 15 jaulas para gatos, dois compartimentos para outras espécies, duas celas para isolamento ou quarentena e uma cela para fêmeas com ninhadas. Está previsto um espaço para recreio dos animais, uma zona livre fora das boxes, um espaço de recreio exterior fora das boxes para cães e outro espaço de recreio exterior para gatos junto ao gatil.
“Estamos a receber e a envolver várias pessoas que pretendem ser voluntárias na dinâmica do CROA, no acompanhamento e prestação de cuidados, que pretendíamos transformar em associação”, pode ler-se num comunicado da Câmara de Porto de Mós. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!