Sexta-feira, Julho 19, 2024
Sexta-feira, Julho 19, 2024

Músicos criam CD para projetar cultura e essência da Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

“From Nazaré… with love!”, (Da Nazaré…com amor!) é a proposta dos músicos nazarenos Mário João Estrelinha, Daniel Vinagre e João Mário  Vinagre, que pretendem projetar para os quatro cantos do globo a imagem de uma Nazaré “diferente, aberta para o mundo e para a música, que respeita as suas raízes e valoriza a tradição e a vivência das suas gentes”. 

“From Nazaré… with love!”, (Da Nazaré…com amor!) é a proposta dos músicos nazarenos Mário João Estrelinha, Daniel Vinagre e João Mário Vinagre, que pretendem projetar para os quatro cantos do globo a imagem de uma Nazaré “diferente, aberta para o mundo e para a música, que respeita as suas raízes e valoriza a tradição e a vivência das suas gentes”. 

O objetivo é editar um disco que tenha como base e na sua essência a cultura nazarena, numa fusão entre o jazz, o funk, a música latina e anglo-saxónica, através de uma partilha entre instrumentos como a guitarra portuguesa, o acordeão, o trombone, o saxofone, o trompete, a guitarra, o piano, sintetizadores e ainda o cântaro e as pinhas. 

Região de Cister - Assine já!

“Praia”, “Sítio”, “Pederneira”, “Borda d’Água”, “Fontinha”, “Forte de S. Miguel”, “S. Gião”, “Sete Saias”, “Miramar” e “Largo da Praça de Touros” são os nomes previstos para os dez temas deste CD que “facilmente identificam a região”. 

O disco será acompanhado por um pequeno livro no seu interior que vai descrever a história da vila e os locais identificados em cada um dos temas, com textos escritos em português e inglês. 
“From Nazaré…with love!” surgiu no início da pandemia e começou a ser desenvolvido para “ocupar o tempo” dos artistas, mas, pouco tempo depois, passou a fazer sentido para os músicos nazarenos que começaram a dar forma ao projeto. 

“No início não nos passou pela cabeça a criação deste CD, mas com a evolução dos trabalhos e o empenho de todos percebemos que poderia nascer algo interessante para divulgar e elevar a Nazaré e a sua cultura”, recordam os músicos. 

“Trata-se de um projeto local, mas de ampla abrangência, já que não sendo cantado, pode ser ouvido em qualquer parte do mundo, pois a música é a única linguagem verdadeiramente universal”, acrescentam.

O projeto conta ainda com a participação dos músicos nazarenos Hugo Almeida, Mário Carreira, Abílio Caseiro, Márcio Silvério, Rui Correia e Ricardo Santos.

AD Footer

Artigos Relacionados

Teresa Coelho avança com candidatura à Federação Distrital de Leiria do PS

A nazarena Teresa Coelho é candidata a presidente da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista (PS) nas...

HC Turquel guarda o “9” por cinco anos em homenagem ao capitão

As chaves estão entregues e a camisola número 9 não será utilizada por nenhum jogador do HC Turquel...

Feira do Livro da Nazaré celebra os 50 anos do 25 de Abril e os 500 de Camões

A Feira do Livro da Nazaré regressa amanhã ao Centro Cultural da vila com novas propostas literárias para...

Diartedance conquista duas medalhas de ouro no campeonato do mundo

A Diartedance conquistou quatro prémios nas finais do Campeonato do Mundo de Dança, o Dance World Cup, que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!