Sábado, Agosto 13, 2022
Sábado, Agosto 13, 2022

Músicos criam CD para projetar cultura e essência da Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

“From Nazaré… with love!”, (Da Nazaré…com amor!) é a proposta dos músicos nazarenos Mário João Estrelinha, Daniel Vinagre e João Mário  Vinagre, que pretendem projetar para os quatro cantos do globo a imagem de uma Nazaré “diferente, aberta para o mundo e para a música, que respeita as suas raízes e valoriza a tradição e a vivência das suas gentes”. 

“From Nazaré… with love!”, (Da Nazaré…com amor!) é a proposta dos músicos nazarenos Mário João Estrelinha, Daniel Vinagre e João Mário Vinagre, que pretendem projetar para os quatro cantos do globo a imagem de uma Nazaré “diferente, aberta para o mundo e para a música, que respeita as suas raízes e valoriza a tradição e a vivência das suas gentes”. 

O objetivo é editar um disco que tenha como base e na sua essência a cultura nazarena, numa fusão entre o jazz, o funk, a música latina e anglo-saxónica, através de uma partilha entre instrumentos como a guitarra portuguesa, o acordeão, o trombone, o saxofone, o trompete, a guitarra, o piano, sintetizadores e ainda o cântaro e as pinhas. 

“Praia”, “Sítio”, “Pederneira”, “Borda d’Água”, “Fontinha”, “Forte de S. Miguel”, “S. Gião”, “Sete Saias”, “Miramar” e “Largo da Praça de Touros” são os nomes previstos para os dez temas deste CD que “facilmente identificam a região”. 

O disco será acompanhado por um pequeno livro no seu interior que vai descrever a história da vila e os locais identificados em cada um dos temas, com textos escritos em português e inglês. 
“From Nazaré…with love!” surgiu no início da pandemia e começou a ser desenvolvido para “ocupar o tempo” dos artistas, mas, pouco tempo depois, passou a fazer sentido para os músicos nazarenos que começaram a dar forma ao projeto. 

“No início não nos passou pela cabeça a criação deste CD, mas com a evolução dos trabalhos e o empenho de todos percebemos que poderia nascer algo interessante para divulgar e elevar a Nazaré e a sua cultura”, recordam os músicos. 

“Trata-se de um projeto local, mas de ampla abrangência, já que não sendo cantado, pode ser ouvido em qualquer parte do mundo, pois a música é a única linguagem verdadeiramente universal”, acrescentam.

O projeto conta ainda com a participação dos músicos nazarenos Hugo Almeida, Mário Carreira, Abílio Caseiro, Márcio Silvério, Rui Correia e Ricardo Santos.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Instituições do concelho de Porto de Mós acolhem grupo de voluntários espanhóis

As instituições do concelho de Porto de Mós receberam, em julho, um grupo de 16 voluntários espanhóis. Vindos...

Edição da revista “Saúda” dedica seis páginas ao Município de Alcobaça

A mais recente edição da revista Saúda, das farmácias portuguesas, dedica seis páginas ao concelho de Alcobaça, com...

Quartel dos Bombeiros de Alcobaça equipado com telhado novo

Prosseguem a bom ritmo as obras de melhoramento do quartel dos Bombeiros de Alcobaça que recebeu, nas últimas...

Futsal: Ribaria volta a disputar a Divisão de Honra

A Ribafria está de regresso à Divisão de Honra distrital na próxima temporada. Os tefes foram convidados a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!