Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Nazarena cria projeto “Nazaré Imersiva” em parceria com Universidade Lusófona

Data:

Partilhar artigo:

“Paisagens Marítimas de Portugal & Media Imersivos: Nazaré Imersiva” é o nome do projeto exploratório de produção e avaliação de experiências imersivas sobre a Nazaré, desenvolvido pela nazarena Célia Quico, em parceria com a Universidade Lusófona.

“Paisagens Marítimas de Portugal & Media Imersivos: Nazaré Imersiva” é o nome do projeto exploratório de produção e avaliação de experiências imersivas sobre a Nazaré, desenvolvido pela nazarena Célia Quico, em parceria com a Universidade Lusófona.

A base do projeto é a coleção de fotografias estereoscópicas de Álvaro Laborinho do início do século XX, que pertencem ao Museu Dr. Joaquim Manso da Nazaré. As chapas em vidro foram digitalizadas e inseridas nesta experiência imersiva que transporta a Nazaré do princípio do século XX até uma realidade futura e imaginada.

Região de Cister - Assine Já!

Com o objetivo de desenvolver e testar experiências imersivas de trechos da costa portuguesa, propõe-se a produção de novos conteúdos analógicos e digitais, bem como respetivos suportes e materiais expositivos, nomeadamente um vídeo de realidade virtual (RV) em 360 graus; uma aplicação interativa para o vídeo 360 graus; um website de apoio ao projeto; um dome para experiências partilhadas de RV e diversos materiais expositivos (telas panorâmicas impressas, suportes para exibição, cartões estereoscópicos impressos para visores estereoscópicos).

Dar a conhecer a coleção de fotografias estereoscópicas da Nazaré de Álvaro Laborinho, captadas entre 1913 a 1932; re-mediar e inovar dando novos usos a fotografias estereoscópicas com 100 anos, em particular, ao produzir um pacote inovador de conteúdos imersivos analógicos e digitais; desenvolver e avaliar diferentes modos de experienciar RV; desenvolver e avaliar uma solução expositiva de baixo custo, fácil de montar, transportável e reutilizável são os objetivos do projeto. É ainda intenção produzir e disseminar resultados no contexto académico, contribuindo diretamente para o projeto muSEAum e, ainda, para o laboratório CICANT Early Visual Media e o futuro CoLab na área dos Museus e Herança Cultural.

A primeira demonstração deste projeto exploratório decorreu no átrio da Biblioteca da Universidade Lusófona.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!