Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Academia Portuguesa da História premeia livro de alcobacense

Data:

Partilhar artigo:

O livro “Virgínia Victorino. Vida e Obra” do alcobacense Jorge Pereira de Sampaio foi premiado pela Academia Portuguesa da História.

O livro “Virgínia Victorino. Vida e Obra” do alcobacense Jorge Pereira de Sampaio foi premiado pela Academia Portuguesa da História.

A obra, lançada em 2019, venceu “ex-aequo” o Prémio Joaquim Veríssimo Serrão e vai receber uma verba no valor de 1.250 euros. A “exclusiva” lista composta por apenas nove galardoados foi divulgada na semana passada.

Região de Cister - Assine Já!

“Receber este prémio é a maior honraria que um historiador pode receber em Portugal porque leva o nome do professor Joaquim Veríssimo Serrão associado que foi durante décadas o presidente da Academia Portuguesa da História e é, para muitos de nós, o maior dos exemplos”, revelou Jorge Pereira de Sampaio ao REGIÃO DE CISTER. “No meu caso, acrescido pelo facto de contar desde os anos 90 com a sua amizade, nomeadamente em diversas ocasiões em que veio a Alcobaça fazer conferências a meu convite e, em 2001, apresentar o meu livro ‘Cem anos de comércio em Alcobaça’”, recorda o historiador.

A atribuição do galardão a esta obra tem para Jorge Pereira de Sampaio um “enorme significado”, uma vez que o alcobacense tem dedicado especial atenção à poetisa alcobacense Virgínia Vitorino ao longo das últimas duas décadas. “É de sublinhar o enorme significado de ter sido um prémio para um estudo sobre a Virgínia Victorino, a que me dedico há quase 30 anos, ela própria uma glória de Alcobaça nem sempre tão lembrada quanto devia”, acrescenta.

A cerimónia de entrega dos prémios acontece no dia 9 de dezembro, pelas 15 horas, no Palácio dos Lilases, em Lisboa, onde está instalada a Academia Portuguesa da História. Em virtude das atuais restrições, a sessão presencial será reservada aos premiados e doadores.

Em Alcobaça, Virgínia Vitorino foi recentemente homenageada com um painel de azulejos da autoria do CEERIA, Faria Borda e Paula Teresa, numa iniciativa da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e do Museu de Cerâmica de Alcobaça.

 

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!