Segunda-feira, Julho 14, 2025
Segunda-feira, Julho 14, 2025

Doce da Bina reconhecido como o melhor dos melhores

Data:

Partilhar artigo:

O que começou por ser uma necessidade, cresceu por paixão. A nazarena Silvina Moreira criou a marca Doce da Bina, em Brejos de Azeitão, como complemento à sua atividade laboral e acabaria por vir a tornar-se numa referência no negócio das compotas. Nos “palmarés”, já constam mais de 40 de prémios, entre os quais o melhor dos melhores.

O que começou por ser uma necessidade, cresceu por paixão. A nazarena Silvina Moreira criou a marca Doce da Bina, em Brejos de Azeitão, como complemento à sua atividade laboral e acabaria por vir a tornar-se numa referência no negócio das compotas. Nos “palmarés”, já constam mais de 40 de prémios, entre os quais o melhor dos melhores.

“Em 2012 ganhei a primeira medalha de ouro com a compota de figo, que foi a primeira a ser feita“, conta Silvina Moreira, que registou a marca em 2008 quando decidiu fazer dos doces um negócio “a sério”. “Quando estava a trabalhar como funcionária pública fazia as compotas à noite para no outro dia levar para as minhas colegas“, recorda Bina, como é tratada carinhosamente, que herdou o gosto pela doçaria da avó paterna, a nazarena Júlia Bombas.

Região de Cister - Assine Já!

As compotas revelaram-se um sucesso, ao ponto de a nazarena, a residir no concelho de Setúbal desde 2006, trocar o gabinete de Relações Públicas da Presidência do Conselho de Ministros por uma cozinha industrial. À compota de figo, seguiu-se a de abóbora, a de tomate, a de laranja, a de malagueta, a de Pera Rocha e Moscatel de Setúbal… são já 42 referências diferentes. 

Depois das compotas vieram as apostas na doçaria artesanal, com os biscoitos – os Ésses de Azeitão e os binários de laranja e limão– e a torta de Azeitão, alcançando, igualmente, um lugar de destaque nos concursos por onde têm passado.

Recentemente, Silvina Moreira viu o seu trabalho na área da doçaria reconhecido com um prémio internacional, com a distinção “Great Taste Producer” nos “Ésses de Azeitão”, atribuída pelos Prémios Britânicos “Great Taste Awards – 2020”. No mesmo concurso, também as compotas de morango e de pimento encarnado foram distinguidas com uma estrela. “Até a receita dos Ésses de Azeitão ficarem no ponto foram precisos dois anos”, revela a empresária, que confeciona as iguarias comercializadas pela marca.

Os “Ésses de Azeitão” são, aliás, os mais premiados da marca, com uma dúzia de distinções, obtidas em Portugal e no Reino Unido. Mas, a compota de tomate não lhe fica atrás: foi premiada, no passado mês de outubro, como a “Melhor dos Melhores” do 9.º Concurso Nacional de Doces de Fruta Tradicionais Portugueses. 

Para Silvina Moreira, os prémios representam um “reconhecimento do esforço” e uma “motivação” para continuar.

Os doces de Bina estão à venda por várias mercearias gourmet de norte a sul do País, mas também já chegaram a Bélgica, França, Espanha e Bahrein. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!