Domingo, Abril 21, 2024
Domingo, Abril 21, 2024

Alcobacense premiado pelo Centro de Frutologia Compal

Data:

Partilhar artigo:

O projeto de Gonçalo Madeira foi um dos três melhores da edição deste ano da Academia do Centro de Frutologia Compal. O produtor de maçã, do Facho, apresentou um projeto para instalação de Maçã com uma área de 5 hectares na Cela Nova. As bolsas de instalação no valor total de 60 mil euros foram entregues no  dia 12 de novembro.

O projeto de Gonçalo Madeira foi um dos três melhores da edição deste ano da Academia do Centro de Frutologia Compal. O produtor de maçã, do Facho, apresentou um projeto para instalação de Maçã com uma área de 5 hectares na Cela Nova. As bolsas de instalação no valor total de 60 mil euros foram entregues no  dia 12 de novembro.

“Além do prémio que é uma grande ajuda, todo o conhecimento que podemos adquirir é sempre bem-vindo”, admite ao REGIÃO DE CISTER Gonçalo Madeira. “Com a academia temos a oportunidade de criar uma rede de contactos imensa e podemos dar-nos a conhecer para nos marcarmos no mercado frutícola e distinguir de alguma forma a nossa forma de produção e o produto final”, explica o também aluno do 2.º ano da licenciatura em Engenharia Agropecuária na Escola Superior Agrária de Coimbra.

Região de Cister - Assine Já!

A participação na Academia 2020 do Centro de Frutologia Compal tem um pré-requisito de entrada que é um projeto de investimento já definido, outro dos motivos pelo qual o jovem de 22 anos participou na iniciativa.

Gonçalo Madeira olha também para a Academia como “uma forma de dar a conhecer o ex-libris da região que é a Maçã de Alcobaça a um maior número de pessoas”, considerando que “apesar de a produção não se destinar à Compal de momento, haverá sempre uma possibilidade de criar algo em parceria com a Compal e levar as nossas maçãs num formato diferente aos consumidores de néctares e sumos Compal”. 

A sua paixão pela maçã é já uma “herança” transmitida de geração em geração e materializa-se na empresa Celfruta, um projeto de origem familiar. 

A bolsa será utilizada na exploração que tem com os pais, com produção de Maçã de Alcobaça – IGP e Pêra Rocha do Oeste – DOP. “Iremos sobretudo utilizar o prémio para a instalação de um novo pomar de cerca de 4 hectares de macieiras, e investir sobretudo num sistema de produção integrado intensivo, altamente mecanizado para contornar a falta de mão de obra, sistemas de rega de alta tecnologia e na cobertura do pomar com um sistema de redes para compensar as alterações climáticas que estamos a sentir e que tendem a ser cada vez piores”, explica o produtor.

Dado o contexto de pandemia a Academia da Compal decorreu em formato online. “A formação é bastante abrangente a nível das temáticas abordadas desde técnicas e metodologias de produção, sistemas de gestão agrícola, fundamentos básicos no digital, estratégia e diferenciação de produto através de mercados digitais, logística aplicada a negócios no digital e marketing digital”, enumera o jovem de 22 anos.

O Centro de Frutologia Compal foi criado em 2012 e tem como principal propósito valorizar e promover a fruta nacional, procurando estimular a inovação no setor frutícola e atuar ao longo da Cadeia de Valor da Fruta. Desde a sua criação em 2012, o Centro de Frutologia Compal já formou 72 empresários frutícolas e atribuiu 18 bolsas de instalação no valor global de 360 mil euros.

AD Footer

Artigos Relacionados

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!