Domingo, Julho 13, 2025
Domingo, Julho 13, 2025

Externato da Benedita alcança 3.º lugar em competição de engenharia

Data:

Partilhar artigo:

Um grupo de quatro alunos do clube “Robocode Makers – ECB Programming and Robotics Club” do Externato Cooperativo da Benedita alcançou o 3.º lugar, na categoria “Alunos”, da competição “Prémio Portugal, País de Excelência em Engenharia”.

Um grupo de quatro alunos do clube “Robocode Makers – ECB Programming and Robotics Club” do Externato Cooperativo da Benedita alcançou o 3.º lugar, na categoria “Alunos”, da competição “Prémio Portugal, País de Excelência em Engenharia”.

Os estudantes do 3.º ciclo apresentaram o projeto “Controlo do Ambiente de uma Casa”, que consiste na utilização de sensores para a automatização das funcionalidades de uma habitação. “Os alunos criaram uma maquete que simula as divisões de uma casa.

Região de Cister - Assine já!

Os sensores têm a função de automatizar funcionalidades como regular a temperatura, as entradas e a luz, com vista a poupar a energia”, explica Samuel Branco, docente de Informática no Externato Cooperativo da Benedita. “Através de projetos como estes é possível unir conhecimentos de Informática e Física, o que é muito interessante. As áreas complementam-se e tanto os alunos como os docentes envolvidos saem a ganhar, com mais conhecimento”, assegura o professor.

O projeto foi desenvolvido ao longo de três meses com o apoio da professora de Física e corresponsável pelo Clube de Robótica, Inês Madaleno.  

Os três projetos distinguidos serão premiados com impressoras 3D, kits de programação e computadores. Os docentes que acompanharam o projeto distinguido na categoria serão galardoados com a distinção “Bondalti”.

Lançado pela COTEC Portugal, em parceria com o Ministério da Educação e a Ordem dos Engenheiros, em 2018, a atividade de âmbito nacional tem vindo a captar a atenção de “engenheiros de palmo e meio”. “Tendo em conta a entidade responsável pelo concurso, é prémio que nos enche de orgulho.

Espero que seja mais um aspeto motivador para estes jovens, que até podem não seguir uma carreira na engenharia, mas que optaram por adquirir mais conhecimento”, afirma Samuel Branco.

O clube de robótica do Externato da Benedita conta com a participação de 50 estudantes e pretende, através do trabalho de equipa, criar projetos de caráter multidisciplinar que permitam desenvolver a programação de componentes eletrónicos, conhecer e utilizar diversas linguagens de programação.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!