Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024
Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024

Externato da Benedita alcança 3.º lugar em competição de engenharia

Data:

Partilhar artigo:

Um grupo de quatro alunos do clube “Robocode Makers – ECB Programming and Robotics Club” do Externato Cooperativo da Benedita alcançou o 3.º lugar, na categoria “Alunos”, da competição “Prémio Portugal, País de Excelência em Engenharia”.

Um grupo de quatro alunos do clube “Robocode Makers – ECB Programming and Robotics Club” do Externato Cooperativo da Benedita alcançou o 3.º lugar, na categoria “Alunos”, da competição “Prémio Portugal, País de Excelência em Engenharia”.

Os estudantes do 3.º ciclo apresentaram o projeto “Controlo do Ambiente de uma Casa”, que consiste na utilização de sensores para a automatização das funcionalidades de uma habitação. “Os alunos criaram uma maquete que simula as divisões de uma casa.

Região de Cister - Assine Já!

Os sensores têm a função de automatizar funcionalidades como regular a temperatura, as entradas e a luz, com vista a poupar a energia”, explica Samuel Branco, docente de Informática no Externato Cooperativo da Benedita. “Através de projetos como estes é possível unir conhecimentos de Informática e Física, o que é muito interessante. As áreas complementam-se e tanto os alunos como os docentes envolvidos saem a ganhar, com mais conhecimento”, assegura o professor.

O projeto foi desenvolvido ao longo de três meses com o apoio da professora de Física e corresponsável pelo Clube de Robótica, Inês Madaleno.  

Os três projetos distinguidos serão premiados com impressoras 3D, kits de programação e computadores. Os docentes que acompanharam o projeto distinguido na categoria serão galardoados com a distinção “Bondalti”.

Lançado pela COTEC Portugal, em parceria com o Ministério da Educação e a Ordem dos Engenheiros, em 2018, a atividade de âmbito nacional tem vindo a captar a atenção de “engenheiros de palmo e meio”. “Tendo em conta a entidade responsável pelo concurso, é prémio que nos enche de orgulho.

Espero que seja mais um aspeto motivador para estes jovens, que até podem não seguir uma carreira na engenharia, mas que optaram por adquirir mais conhecimento”, afirma Samuel Branco.

O clube de robótica do Externato da Benedita conta com a participação de 50 estudantes e pretende, através do trabalho de equipa, criar projetos de caráter multidisciplinar que permitam desenvolver a programação de componentes eletrónicos, conhecer e utilizar diversas linguagens de programação.

AD Footer

Artigos Relacionados

“El Corte Inglés” de Turquel é um (Agro)êxito da freguesia

Quem entra no estabelecimento comercial Agro-Êxito, na Rua das Eiras, certamente não sai insatisfeito. Porque mesmo que não...

Suinicultura e pedra assumem importância na economia local

A economia de Turquel é caracterizada por setores de diversas áreas de atividade e pela resiliência dos seus...

Sociedade Filarmónica dá música há 110 anos

Há instituições que merecem ser evidenciadas não só pela qualidade, mas também pela longevidade. É o caso da...

União Desportiva de Turquel cada vez mais forte e com sucesso na forja

Fundada a 30 de junho de 1982, a União Desportiva de Turquel (UDT) vive um período próspero. As...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!