Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

Associação de Bem Estar de Pataias cria passeio pedonal e miradouro

Data:

Partilhar artigo:

A Associação de Bem Estar e Ocupação dos Tempos Livres (ABEOTL) de Pataias criou um passeio pedonal para os idosos poderem circular ao ar livre no espaço exterior da instituição. 

A Associação de Bem Estar e Ocupação dos Tempos Livres (ABEOTL) de Pataias criou um passeio pedonal para os idosos poderem circular ao ar livre no espaço exterior da instituição. 

Trata-se de um percurso com 500 metros de extensão, por entre pinheiros e o verde da natureza e com um miradouro a meio, no qual é possível apreciar a Lagoa de Pataias, com a qual a ABEOTL confina. O miradouro será, entretanto, dotado de mesas para permitir o convívio, assim que a situação epidemiológica o permitir.

Região de Cister - Assine Já!

Ao longo do passeio pedonal, com piso preparado para cadeiras e rodas e andarilhos, há vários bancos que possibilitam o descanso aos utentes, explica ao REGIÃO DE CISTER o presidente da Direção. “Vai ficar um espetáculo porque o local é um encanto”, considera António Caseiro.

O diretor esclarece ainda que a obra se insere num conjunto de melhoramentos nos edifícios da instituição, nomeadamente ao nível dos telhados e caleiras, que há vários anos já apresentavam problemas de escoamento das águas pluviais.

“Os telhados foram removidos e estão a ser colocadas telas isoladoras”, esclarece o presidente da Direção, que aponta para um investimento de cerca de 170 mil euros. “Queremos fazer uma inauguração para as entidades oficiais, com um almoço, mas não sabemos quando será possível”, desabafa António Caseiro.

Entretanto, serão colocados painéis fotovoltaicos para diminuir os gastos com o consumo de eletricidade, que atualmente representa um custo de três mil euros mensais para os cofres da associação.

Desde março que a instituição suspendeu a valência de centro de dia, tendo passado a entregar as refeições no domicílio dos utentes, uma situação decorrente do cenário de epidemia. “Não sabemos quando será possível reverter essa situação”, admite António Caseiro.

Na Associação trabalham 67 pessoas, que recebem formação no âmbito da Covid-19 com regularidade. Na valência de lar a lotação está completa com 36 idosos e, por precaução, as visitas encontram-se suspensas por tempo indeterminado.

Criada em 1984 para dar resposta à ocupação dos tempos livres das crianças, a Associação foi crescendo e aumentando a capacidade de resposta. 

Depois da valência da infância, surgiu o centro de dia para a terceira idade, seguindo-se o apoio domiciliário e o centro de atividades ocupacionais para apoio a pessoas com deficiência.

Mais recentemente, em 2013, foi criada a Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas, mais conhecida por lar. A ABEOTL de Pataias é a IPSS da União de Freguesias de Pataias e Martingança com maior número de trabalhadores.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!