Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Projeto de alcobacense partilha histórias de vida de anónimos

Data:

Partilhar artigo:

Comunicar sem máscaras, partilhar histórias reais e conhecer o outro foram as razões que levaram a alcobacense Maria Helena da Bernarda a iniciar o projeto “Nós nos Outros” em 2018. As conversas foram agora compiladas num livro que reúne “a alma e as emoções” dos entrevistados.

Comunicar sem máscaras, partilhar histórias reais e conhecer o outro foram as razões que levaram a alcobacense Maria Helena da Bernarda a iniciar o projeto “Nós nos Outros” em 2018. As conversas foram agora compiladas num livro que reúne “a alma e as emoções” dos entrevistados.

Partilhar o lado bom da vida sempre foi uma das paixões da alcobacense, que depois de várias décadas a trabalhar como gestora de empresas decidiu parar e reorganizar a sua vida. “Decidi mudar o rumo da minha vida e dar espaço ao que realmente me fazia feliz. Retomei as aulas de piano e ingressei num curso de fotografia”, conta ao REGIÃO DE CISTER. Comunicar com os seus “amigos” no Facebook e partilhar algumas das experiências culturais e sociais vividas diariamente tornou-se num hábito cada vez mais frequente. Foi então que o gosto pela partilha de histórias e o interesse pela fotografia levaram à criação do projeto “Nós nos Outros” no Facebook, através do qual Maria Helena da Bernarda dá voz a gente anónima que conhece e questiona na rua. Equipada com máquina fotográfica e o gravador de voz do telemóvel, o processo é muito simples: interpelar um cidadão na rua, apresentar o projeto e pedir que conte um pouco da sua vida. “Curiosamente, recebo mais respostas positivas do que negativas. As pessoas são muito generosas, confiam em mim e partilham o seu percurso de vida- experiências boas e más”, explica.

Região de Cister - Assine já!

A primeira publicação, feita em 2018, narra a história de uma imigrante da Venezuela acabada de chegar a Portugal sem o filho menor. “Lembro-me de ficar com o coração apertado ao ver a angústia e tristeza daquela mulher que teve de abandonar o seu país e deixar para trás aqueles que ama”, confessa Maria Helena da Bernarda. Desde então, mais de 750 outras histórias foram partilhadas e a autora assegura que recorda cada uma delas. “Basta olhar para a foto que relembro o encontro com a pessoa e a sua história. Foram momentos de enorme empatia que não esqueço”, conta, revelando que até aos dias de hoje nenhuma história foi “descartada”.

E numa tentativa de retratar a vida “sem filtros”, a alcobacense não se limita a partilhar histórias positivas. “O mundo não é igual para todos e a vida nem sempre é justa. Por vezes, os relatos são felizes, mas há outros que revelam o lado negro da vida e devem ser também abordados”, nota.

Todos os dias, sem exceções, há uma nova história na página e Maria Helena da Bernarda confidencia que só consegue manter o ritmo devido ao “prazer” que o projeto lhe dá. E o reconhecimento é transversal. Foi, aliás, a insistência dos seguidores que levou a alcobacense a compilar as histórias em livro. “Em pouco mais de um mês, sem apoios financeiros, lancei o livro. São 352 páginas de emoção e alma de quem aceitou partilhar comigo a sua verdade”, descreve.

A obra, que está à venda na página de Facebook do “Nós nos Outros”, através do email (mh.da.bernarda@gmail.com), na loja Made in Alcobaça e na livraria Arquivo (Leiria), não reúne todas as histórias recolhidas, mas tem “uma história para inspirar cada dia do ano”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!