Domingo, Abril 28, 2024
Domingo, Abril 28, 2024

Aljubarrota prepara projeto de futuro parque de caravanismo

Data:

Partilhar artigo:

Aljubarrota poderá ter o primeiro parque do concelho de Alcobaça dedicado em exclusivo ao caravanismo, se a Junta conseguir avançar com as autorizações, a criação do equipamento e a adaptação da antiga escola primária dos Covões.

Aljubarrota poderá ter o primeiro parque do concelho de Alcobaça dedicado em exclusivo ao caravanismo, se a Junta conseguir avançar com as autorizações, a criação do equipamento e a adaptação da antiga escola primária dos Covões.

Depois de ter recebido luz verde do executivo camarário, no mês de novembro, o edifício foi cedido, por via de um protocolo, pela Câmara à Junta, que viu agora o documento ser aprovado pela Assembleia Municipal.

Região de Cister - Assine Já!

“Queremos ali fazer um parque de estacionamento para caravanas”, explicou ao REGIÃO DE CISTER o presidente da Junta. José Lourenço acredita que é possível criar capacidade para receber 20 autocaravanas. O autarca, que refere que a ideia ainda não chegou a projeto, tem contactado com várias entidades, nomeadamente a Federação de AutoCaravanismo. “É quase na zona do parque natural, está a 100 metros do IC2 e tem todas as condições para receber um parque com estas características”, defende o autarca, que fala num “projeto a médio prazo”, isto é, para o próximo mandato, “para quem for que cá esteja”, sendo que ainda não há sequer orçamento definido.

José Lourenço teve a ideia depois de testemunhar o estacionamento de várias autocaravanas na freguesia durante largos períodos de tempo e, em conversa com um praticante de caravanismo, considerou o projeto indicado para as instalações da escola dos Covões.

De acordo com o protocolo de cedência da escola, a Junta assume as despesas de manutenção e só poderá efetuar obras com o consentimento da Câmara. O edifício foi cedido por quatro anos, renováveis por períodos de um ano

A ideia de criar um parque de caravanismo é anterior e alheia à nova lei que restringe a pernoita em autocaravanas fora dos parques e que entrou em vigor no passado sábado. A nova legislação proíbe a pernoita e aparcamento de autocaravanas em todos os locais que não sejam expressamente designados para o efeito. Os utilizadores ficam, assim, limitados aos parques exclusivos para autocaravanas e parques de campismo, e excluídos de muitos espaços públicos. As multas estão definidas. Os autocaravanistas que infrinjam a lei terão de arcar com uma coima entre os 60 e os 300 euros e, se a pernoita ou aparcamento ocorrer em áreas da Rede Natura 2000 ou áreas protegidas, as multas passam a ser de 120 a 600 euros.

A ser construído, como José Lourenço ambiciona, o parque será o primeiro do município criado para autocaravanas. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Faleceu Abílio Figueira, o “Sr. Abílio” para os nazarenos

Faleceu, esta quinta-feira, aos 84 anos, Abílio Figueira, conhecido comerciante da Nazaré e uma figura querida dos nazarenos,...

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!