Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Câmara de Alcobaça dinamiza ação de repatriamento de alunos do Externato retidos em Barcelona

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça está a organizar uma operação de repatriamento de um gruppo estudantes do Externato Cooperativo da Benedita que se encontram em programa Erasmus em Barcelona.

A Câmara de Alcobaça está a organizar uma operação de repatriamento de um grupo estudantes do Externato Cooperativo da Benedita que se encontram em programa Erasmus em Barcelona.

São 15 os alunos do 12.º ano da instituição de ensinos, que terminam esta sexta-feira o estágio profissional em empresas de Barcelona. Os estudantes rumaram à cidade espanhola a 14 de janeiro, ao abrigo do projeto Erasmus + “Ser Igual na UE”.

“O período de estágio termina sexta-feira e os voos de regresso estavam agendados para o fim de semana. No entanto, as restrições impostas no âmbito da pandemia levaram ao cancelamento das viagens e não há certeza de quando será possível comprar outros bilhetes”, explicou o diretor pedagógico do Externato ao REGIÃO DE CISTER.

Uma vez que o alojamento estava reservado para o período de estágio, a partir deste fim de semana os alunos ficam sem sítio para permanecer. “A situação de alojamento atual deixa de ser viável e essa é a nossa principal preocupação”, alertou Nuno Rosa.

Perante esta situação, o Externato da Benedita solicitou o apoio da Câmara de Alcobaça para o repatriamento dos jovens, nomeadamente através da requisição de um autocarro municipal.

Em comunicado, o presidente da Câmara de Alcobaça revelou que o município já obteve a documentação necessária para o efeito. “Através das diversas diligencias realizadas, conseguimos as devidas autorizações para que o nosso autocarro municipal possa partir para Barcelona já esta sexta-feira de madrugada, com vista ao repatriamento solicitado por 15 alunos e um acompanhante que estavam impedidos de viajar para Portugal em virtude do encerramento das fronteiras aéreas e terrestres”, explicou Paulo Inácio.

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!