Terça-feira, Julho 15, 2025
Terça-feira, Julho 15, 2025

Futebolista Tiago Esgaio marcou o “golo” de uma vida

Data:

Partilhar artigo:

O melhor golo da carreira de um futebolista é, por norma, aquele que decide um jogo ou um título. Mas, sem pontuar nas contas do futebol, o nazareno Tiago Esgaio, jogador do Belenenses SAD, marcou, no dia 4, o “golo” de uma vida.

O melhor golo da carreira de um futebolista é, por norma, aquele que decide um jogo ou um título. Mas, sem pontuar nas contas do futebol, o nazareno Tiago Esgaio, jogador do Belenenses SAD, marcou, no dia 4, o “golo” de uma vida.

Após um choque entre o portista Nanu e o guardião do Belenenses Kritciuk, o jogador dos dragões estaria a ter uma convulsão, quando Tiago Esgaio, apercebendo-se do impacto do choque, acorreu de imediato ao adversário colocando o colega na posição lateral de segurança e metendo os dedos na boca para impedir que sufocasse.

Região de Cister - Assine já!

Ao REGIÃO DE CISTER, o futebolista afiança que foi o melhor golo da carreira porque “a vida está acima de tudo”. O jogador recorda os momentos de tensão que se viveram em pleno relvado do estádio do Jamor. “Só me apercebi da gravidade da situação quando vi que ele estava a enrolar a língua”, conta, destacando que “não foi fácil manter a calma naquela situação”.

“Só queria que chegasse ajuda profissional”, revela. Tiago Esgaio não estava envolvido no lance, mas foi dos primeiros a aperceber-se da situação, impedindo que o colega sufocasse. A prontidão na ajuda terá sido decisiva para não agravar o estado clínico de Nanu.

Mesmo após a entrada das equipas médicas e dos Bombeiros, o defesa não “largou” o adversário, chegando mesmo a ser necessária assistência médica na mão momentos depois devido à força que teve de aplicar para que o jogador do FC Porto não deixasse de respirar. “Felizmente consegui reagir rápido e correu tudo bem”, relata o futebolista de 25 anos e que cumpre a segunda época no escalão principal.

Após o lance, Nanu foi transportado para o Hospital com uma concussão cerebral e traumatismo vértebro-medular com perda de conhecimento, estando já a recuperar em casa. Ainda assim, o jogador do FC Porto fez questão de enviar uma mensagem de agradecimento a Tiago Esgaio. “Ficou muito grato pela minha ajuda”, conta.

Se o defesa do FC Porto enalteceu a prontidão do nazareno, também do banco dos dragões chegaram elogios. “O treinador adjunto do FC Porto foi ao nosso balneário para me agradecer pelo que tinha feito”, recorda o mais novo dos irmãos Esgaio, que nunca tinha vivido uma situação idêntica enquanto futebolista.

Pelas redes sociais também foram várias as publicações que enalteceram o gesto de Tiago Esgaio, referindo o menino que cresceu na Nazaré como um “exemplo”. Para o lateral do Belenenses seria importante todos os desportistas terem formações sobre como atuar neste tipo de situações, dado que “basta um movimento mais brusco para piorar a situação”.

Para já, certo é que Tiago Esgaio teve um papel determinante para ajudar um colega de profissão. E no jogo da vida, não se olham a cores e a meios quando se trata de salvar vidas. 

 

Fotografa: Luís Vieira/movephoto

AD Footer

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!