Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Minimercado Coviran reúne quatro décadas de história e resiliência na Benedita

Data:

Partilhar artigo:

O espaço que acolhe o Supermercado Coviran, na Benedita, reúne mais de quatro décadas de história e vastas memórias. Já foi um espaço dedicado ao comércio de eletrodomésticos, já serviu de videoclube e até acolheu uma parafarmácia. “Reinventar” é a palavra de ordem do espaço comercial que honra agora a memória do fundador.

O espaço que acolhe o Supermercado Coviran, na Benedita, reúne mais de quatro décadas de história e vastas memórias. Já foi um espaço dedicado ao comércio de eletrodomésticos, já serviu de videoclube e até acolheu uma parafarmácia. “Reinventar” é a palavra de ordem do espaço comercial que honra agora a memória do fundador.

A aventura de José Machado enquanto proprietário de um pequeno negócio iniciou-se na década de 1980. Em plena revolução tecnológica, o empresário decidiu abrir uma loja dedicada ao comércio de eletrodomésticos na Rua José Ribeiro Almeida. “Durante alguns anos o negócio foi muito bem-sucedido na vila.

Antigamente, a concorrência não era tão vasta como hoje e era hábito comprar os eletrodomésticos nas lojas mais próximas e de confiança”, recorda Manuela Gens, atual gerente do espaço e viúva do fundador. 

Contudo, o avançar dos anos trouxe uma quebra no setor de atividade. E o que para muitos seria uma “rasteira”, para José Machado foi uma oportunidade. “O espaço passou a acolher o ‘Telesom Clube de Vídeo’, um espaço dedicado ao aluguer de filmes e de jogos para consolas. Na época estava muito em voga, pois não existia um acesso tão facilitado à internet como hoje”, recorda.

Assim, o estabelecimento era ponto de paragem obrigatório para os amantes da sétima arte, assim como para os jovens adeptos de jogos virtuais.

Porém, a generalização do uso domiciliário da internet voltou a trazer um novo desafio para o empresário, que, uma vez mais, decidiu arregaçar mangas e dar um novo destino o espaço. “Ele [José Machado] nunca ficava de braços cruzados perante um problema. Procurava sempre uma solução e, à data, a Parafarmácia foi a ideia vencedora”, graceja a mulher do antigo proprietário.

Na época, a atual gerente ficou desempregada e decidiu ajudar o marido na gestão do novo negócio. “As nossas vidas profissionais nunca se cruzaram, mas quando fiquei desempregada o meu marido pediu-me para trabalhar com ele durante algum tempo e foi assim que me envolvi mais no negócio da família”, explica. O contacto com o público foi um dos fatores mais aliciantes para Manuela Gens, que não antevia um futuro associado ao comércio. 

Anos mais tarde, a Parafarmácia deu lugar ao atual supermercado, associado à cooperativa espanhola de supermercados Coviran. “Foi um passo importante e que trouxe uma estabilidade necessária”, conta a comerciante. 

Manuela Gens assumiu a gestão do espaço há dois anos após a morte do marido. “Este negócio era o sonho dele. Mesmo perante vários contratempos ele nunca baixou os braços e tinha um orgulho enorme no que construiu.

Cabe-me garantir a continuidade deste sonho”, declara a empresária, que conta com o apoio dos dois filhos.  

Diz a sabedoria popular que “é na crise que se cresce” e o legado de José Machado na vila da Benedita é a prova disso mesmo. 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!