Quinta-feira, Outubro 16, 2025
Quinta-feira, Outubro 16, 2025

Ensino em casa chega às atividades extracurriculares

Data:

Partilhar artigo:

Adaptar o programa curricular ao ensino à distância foi um dos grandes desafios para as escolas. No entanto, nem só de leituras, equações e testes se faz a formação dos jovens e as atividades extracurriculares têm um peso cada vez maior na formação cívica e intelectual dos estudantes.

Adaptar o programa curricular ao ensino à distância foi um dos grandes desafios para as escolas. No entanto, nem só de leituras, equações e testes se faz a formação dos jovens e as atividades extracurriculares têm um peso cada vez maior na formação cívica e intelectual dos estudantes.

É, por isso, que as escolas se têm empenhado em adaptar clubes e formações às plataformas digitais. 

Região de Cister - Assine Já!

“O primeiro confinamento obrigou a adaptar o ensino, mas focou-se apenas no plano curricular. O desafio já era grande, é certo, mas sempre participei em atividades extracurriculares e gosto do equilíbrio que elas dão à rotina dos estudantes”, conta Rita Rola.

A alcobacense, apaixonada por ciências e literatura, confessa ter sentido falta dos clubes e atividades no último ano de ensino secundário. “São atividades que dificilmente faremos na universidade. As atividades extracurriculares são a prova de que a formação não passa apenas pelas salas de aula e powerpoints”, nota. 

A pertinência destas atividades de caractér não obrigatório é reconhecido pelo Instituto Educativo do Juncal (IEJ), que tem investido em atividades diversas através das plataformas digitais.

“Mantemos tudo o que é possível, a culinária, as artes, a programação, as oficinas de língua estrangeira, o teatro, o núcleo de ciências, o coaching, o mindfulness e as atividades de condição física, para que os alunos se mantenham em forma até ao regresso aos treinos e às competições de desporto escolar”, revela a diretora pedagógica do IEJ.

“A preparação foi feita ainda em julho, depois de alguma experiência resultante de um período letivo totalmente à distância e já com o plano de atividades para 2020-21”, acrescenta Tânia Galeão, sublinhando que foram analisados diferentes cenários.

Deste modo, as aulas de culinária, de pintura, de teatro e conferências continuam a fazer parte da rotina dos alunos, assim como as sessões com “convidados especiais”, como Delvis Santos, Carlos Martins e Sónia Gonçalves que pretendem ajudar os alunos a conhecer a realidade profissional.

“O online facilita estas partilhas. Muitas vezes a distância ou a agenda dos convidados impedia um ou outro encontro o que, deste modo, deixa de ser um fator impeditivo para ambas as partes”, analisa a diretora pedagógica.

O feedback dos alunos e respetivos encarregados de educação tem sido “gratificante”. E se há aspetos positivos a retirar do ensino à distância, o aumento do envolvimento dos pais nas atividades escolares das crianças é um deles. Ao ponto de no IEJ as famílias aceitaram o desafio de participar em algumas atividades.

“Com o primeiro ensino à distância todos tivemos oportunidade de experimentar, acertar, errar e, depois de refletir sobre tudo isso, ajustar”, conclui.

AD Footer

Artigos Relacionados

PSD reforça domínio na Assembleia Municipal de Porto de Mós

A lista do PSD para a Assembleia Municipal de Porto de Mós, liderada por Clarisse Louro, conquistou 54,93%...

PSD reforça maioria na Câmara de Porto de Mós

Jorge Vala assegurou um terceiro e último mandato como presidente da Câmara de Porto de Mós, conquistando 62,77%...

Porto de Mós: Manuel Barroso renova mandato pelo PSD

Manuel Barroso garantiu um terceiro e último mandato à frente da Junta de Porto de Mós, conquistando 67,68%...

Serro Ventoso: Luís Fortunato mantém PSD na liderança da Junta

Luís Fortunato garantiu a presidência da Junta de Freguesia de Serro Ventoso, com 61,27% dos votos (386 votos),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!