Quinta-feira, Agosto 18, 2022
Quinta-feira, Agosto 18, 2022

Aberta Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Abriu, esta segunda-feira, a Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos (UICP) no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). A valência do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem como objetivo acompanhar os doentes com necessidades paliativas mais complexas, num espaço físico independente, contando com uma equipa multidisciplinar a tempo inteiro.

Abriu, esta segunda-feira, a Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos (UICP) no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). A valência do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem como objetivo acompanhar os doentes com necessidades paliativas mais complexas, num espaço físico independente, contando com uma equipa multidisciplinar a tempo inteiro.

“Esta é uma valência há muito ambicionada e necessária, vai cobrir toda a área de influência do CHL, que abrange cerca de 400 mil habitantes, e prevemos prestar estes cuidados especializados a cerca de 250 doentes por ano”, destaca Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, citado em comunicado.

A nova UICP, que ocupa o antigo Serviço de Cirurgia Geral do HABLO, conta com 12 camas, distribuídas por 10 quartos, espaços de trabalho para os profissionais, sala de tratamentos, zona de limpos e sujos, refeitório e sala de convívio e de atividades.

A Unidade integra o Serviço de Cuidados Paliativos, que inclui uma Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP), a consulta externa e o hospital de dia. A EIHSCP, constituída por profissionais com formação específica, “garante uma prestação de cuidados de saúde de qualidade, promove a dignidade e alivia o sofrimento dos seus doentes, e apoia os seus familiares/cuidadores”, adianta o CHL, em nota de imprensa.

O projeto de criação da UICP no CHL teve um investimento de cerca de 680 mil euros, cofinanciado em 156.825 mil euros no âmbito do Programa Portugal 2020, e em 75 mil euros pela Câmara de Alcobaça.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Equipa da polícia espanhola visitou esquadras do comando

Uma equipa policial do Corpo Nacional da Polícia Espanhola (CNP) esteve, entre os passados dias 1 e 8...

Município de Alcobaça realiza sessão de esclarecimento sobre fogo bacteriano

A Câmara de Alcobaça vai organizar uma sessão de esclarecimento sobre o fogo bacteriano, este dia 24, no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!