Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

GNR promove ações de sensibilização sobre violência e discriminação racial

Data:

Partilhar artigo:

A GNR vai promover esta semana duas ações de sensibilização sobre “Violência Doméstica e Violência no Namoro” e “Não Discriminação e a Discriminação Racial” no âmbito da operação “Educar as nossas Crianças e Jovens”.

A GNR vai promover esta semana duas ações de sensibilização sobre “Violência Doméstica e Violência no Namoro” e “Não Discriminação e a Discriminação Racial” no âmbito da operação “Educar as nossas Crianças e Jovens”.

A iniciativa do Comando Territorial de Leiria, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), será realizada através da plataforma Microsoft Teams, com o objetivo de “sensibilizar as crianças e jovens para a necessidade de prevenir comportamentos desviantes da ordenação social”.

Região de Cister - Assine Já!

O tema da “Violência Doméstica e Violência no Namoro” será debatido esta segunda-feira, pelas 15 horas, numa sessão moderada pela SPC, em direto. A primeira parte inicia-se com a “Violência no Namoro” com o psicólogo João Mota, membro da CPCJ de Alcobaça e do Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica de Alcobaça, seguido da intervenção da psicóloga Sandra Marques, mestre em Psicologia Social e Organizacional, que abordará o tema da “Violência Doméstica”. Por último, através do SPC, será feito um enquadramento da parte legal respeitante aos temas abordados, “reforçando que cada ação tem uma consequência associada”. A sessão pode ser acompanha aqui.

A “Não Discriminação e a Discriminação Racial” será abordada na quinta-feira, numa sessão previamente preparada com alunos de algumas escolas, que vão contribuir para a transmissão em direto. Serão apresentados dois vídeos, com “atitudes e comentários racistas e discriminatórios, em diversos contextos”, de forma a perceber qual a perceção das  crianças e jovens nesta temática, quando expostos a um contexto de situações reais. De seguida, será a vez dos representantes da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM – que coordena a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, CICDR) falarem dos comentários efetuados pelos alunos em comparação com as imagens difundidas no vídeo, acrescentando ainda diversos conselhos nesse âmbito. Por último, a SPC deste DTer vai também intervir para novo enquadramento legal dos temas e sensibilização aos alunos.

Ambas as sessões tem como destinatários os alunos do 2.º e 3.º ciclos, secundário e corpo docente e não docente.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!