Terça-feira, Novembro 29, 2022
Terça-feira, Novembro 29, 2022

Alunas do Externato da Benedita organizam espólio de Fernando Maurício

Data:

Partilhar artigo:

Organizar em formato digital o vasto espólio documental do investigador beneditense Fernando Maurício doado à Cooperativa Terra Mágica das Lendas foi o projeto de estágio curricular das alunas Mariana Marques e Beatriz Bernardino do Externato Cooperativo da Benedita. 

Organizar em formato digital o vasto espólio documental do investigador beneditense Fernando Maurício doado à Cooperativa Terra Mágica das Lendas foi o projeto de estágio curricular das alunas Mariana Marques e Beatriz Bernardino do Externato Cooperativo da Benedita. 

“Fomos contactados pelo Externato sobre a possibilidade de um estágio curricular. Desde logo considerámos pertinente receber as jovens e ter a oportunidade de partilhar algum do conhecimento sobre a Benedita com as gerações mais novas”, explica Lúcia Serralheiro, membro da Direção da Terra Mágica das Lendas.

Região de Cister - Assine já!

O período de estágio das estudantes do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia arrancou no passado mês de dezembro e teve a duração de três meses. Durante o trimestre de estágio, as alunas catalogaram, com recurso ao Excel, o conjunto documental composto maioritariamente por recortes de jornais da imprensa local. “Eram 19 dossiês compostos por artigos assinados por Fernando Maurício, recortes de artigos da imprensa local sobre momentos ou personalidades da Benedita, assim como cartazes de eventos ocorridos na vila”, conta Mariana Marques ao REGIÃO DE CISTER.

Graças ao apoio das estudantes, a Cooperativa Terra Mágica das Lendas conta agora com um acervo de várias décadas devidamente catalogado que permitirá uma procura mais exata por datas e temas. “Será possível entender quais os temas e momentos históricos mais abordados e disponibilizar os documentos à população para consulta bibliográfica”, afirma Lúcia Serralheiro.

O próximo passo, “quiçá através de um próximo estágio curricular”, é reunir todo o trabalho numa plataforma digital acessível a toda a comunidade. “São documentos com um valor cultural e social enorme, que sublinham a importância da imprensa local para a memória coletiva e que acredito ter importância para a comunidade”, acrescenta Lúcia Serralheiro.

Parte dos documentos originais estão ainda a ser digitalizados no Externato Cooperativo da Benedita de forma a garantir a sua conservação.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hélder Roque assume direção clínica das clínicas do Grupo H Saúde

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, da Policlínica Central da Benedita e...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou...

Degustação de vinhos e sabores locais apreciada por 1 milhar de pessoas no Vimeiro

A “I Degustação de vinhos e sabores da terra”, evento promovido pelo Círculo de Arte, Cultura e Desporto...

Ana Pagará reconduzida como diretora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Pagará foi reconduzida no cargo de diretora do Mosteiro de Alcobaça, para uma comissão de serviço de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!