Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Alunas do Externato da Benedita organizam espólio de Fernando Maurício

Data:

Partilhar artigo:

Organizar em formato digital o vasto espólio documental do investigador beneditense Fernando Maurício doado à Cooperativa Terra Mágica das Lendas foi o projeto de estágio curricular das alunas Mariana Marques e Beatriz Bernardino do Externato Cooperativo da Benedita. 

Organizar em formato digital o vasto espólio documental do investigador beneditense Fernando Maurício doado à Cooperativa Terra Mágica das Lendas foi o projeto de estágio curricular das alunas Mariana Marques e Beatriz Bernardino do Externato Cooperativo da Benedita. 

“Fomos contactados pelo Externato sobre a possibilidade de um estágio curricular. Desde logo considerámos pertinente receber as jovens e ter a oportunidade de partilhar algum do conhecimento sobre a Benedita com as gerações mais novas”, explica Lúcia Serralheiro, membro da Direção da Terra Mágica das Lendas.

Região de Cister - Assine já!

O período de estágio das estudantes do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia arrancou no passado mês de dezembro e teve a duração de três meses. Durante o trimestre de estágio, as alunas catalogaram, com recurso ao Excel, o conjunto documental composto maioritariamente por recortes de jornais da imprensa local. “Eram 19 dossiês compostos por artigos assinados por Fernando Maurício, recortes de artigos da imprensa local sobre momentos ou personalidades da Benedita, assim como cartazes de eventos ocorridos na vila”, conta Mariana Marques ao REGIÃO DE CISTER.

Graças ao apoio das estudantes, a Cooperativa Terra Mágica das Lendas conta agora com um acervo de várias décadas devidamente catalogado que permitirá uma procura mais exata por datas e temas. “Será possível entender quais os temas e momentos históricos mais abordados e disponibilizar os documentos à população para consulta bibliográfica”, afirma Lúcia Serralheiro.

O próximo passo, “quiçá através de um próximo estágio curricular”, é reunir todo o trabalho numa plataforma digital acessível a toda a comunidade. “São documentos com um valor cultural e social enorme, que sublinham a importância da imprensa local para a memória coletiva e que acredito ter importância para a comunidade”, acrescenta Lúcia Serralheiro.

Parte dos documentos originais estão ainda a ser digitalizados no Externato Cooperativo da Benedita de forma a garantir a sua conservação.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!