Domingo, Agosto 31, 2025
Domingo, Agosto 31, 2025

Requalificação da Casa dos Calados vai finalmente avançar

Data:

Partilhar artigo:

A recuperação da Casa dos Calados no Juncal vai finalmente avançar, 19 anos depois da aquisição do edifício por parte do município. A abertura do procedimento foi aprovada na última reunião de câmara de Porto de Mós.

A recuperação da Casa dos Calados no Juncal vai finalmente avançar, 19 anos depois da aquisição do edifício por parte do município. A abertura do procedimento foi aprovada na última reunião de câmara de Porto de Mós.

Após a apresentação do estudo, da aprovação do projeto de arquitetura, da execução de todas as especialidades e da aprovação em reunião de câmara, foi publicado esta quarta-feira no Diário da República o anúncio do lançamento do concurso público para a execução dos trabalhos, com um investimento previsto de 1,3 milhão de euros.

Região de Cister - Assine já!

A autarquia contratou o projeto de reabilitação a um dos descendentes do antigo proprietário, o arquiteto Rafael Calado.

“Desta forma será devolvido à população do Juncal e em geral ao concelho de Porto de Mós, um espaço de memória que atualmente se apresenta muito degradado e que constitui um dos mais importantes testemunhos da afirmação socioeconómica da freguesia, nomeadamente a Real Fábrica do Juncal, ali fundada em 1770”, informa o município de Porto de Mós, em comunicado.

Além da ligação ao Parque Verde, a reabilitação do edifício albergará um conceito de residências artísticas, com inclusão de espaços cowork e aterliers para ofício, relacionados com a cerâmica e o junco. Serão recriadas atividades da antiga Real Fábrica do Juncal, bem como a realização de workshops que funcionarão em paralelo com uma biblioteca e um museu de louça e cerâmica. Está ainda prevista a construção de um laboratório alimentar no antigo lagar, para além de uma sala ampla no edifício principal, designado de Salão Nobre, onde eventos e solenidades poderão ser realizados.

O município considera ainda que este investimento, que “apresenta conceitos contemporâneos e inovadores, mas não perde de vista a preservação e identidade da Casa”, é uma “mais-valia” para toda a freguesia.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!