Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

História de 45 anos do Alq. Serra contada em livro

Data:

Partilhar artigo:

“Alqueidão da Serra e o futebol – uma história, várias gerações” é o título da obra recém-apresentada por António Pereira Carvalho, presidente da Direção do Centro Cultural e Recreativo de Alqueidão da Serra (CCR Alqueidão da Serra) e sócio número 1 do clube, que conta a história do futebol na freguesia ao longo de 45 anos.

“Alqueidão da Serra e o futebol – uma história, várias gerações” é o título da obra recém-apresentada por António Pereira Carvalho, presidente da Direção do Centro Cultural e Recreativo de Alqueidão da Serra (CCR Alqueidão da Serra) e sócio número 1 do clube, que conta a história do futebol na freguesia ao longo de 45 anos.

O livro é “dedicado a todos aqueles que contribuíram para o nascimento e o desenvolvimento do futebol no Alqueidão da Serra”.

Região de Cister - Assine Já!

“Revela muitos  momentos de alegria e outros de incertezas, desde a fundação do clube de futebol”, adianta António Pereira Carvalho, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, explicando que a vontade de o escrever surgiu há mais de 30 anos e que, desde então, foi recolhendo e reunindo material para concretizar o seu desejo. 

Entre os momentos mais altos ao longo de mais de quatro décadas, o presidente do CCR Alqueidão da Serra destaca a primeira subida do clube à terceira divisão, na época de 2001/2002, a vitória distrital na época de 2011/12 e a inauguração do campo sintético (na fotografia), em 2007. “Este campo foi um sonho tornado realidade”, sublinha o dirigente. “Foi um contributo de todos da freguesia”, acrescenta. 

Através deste livro, são recordados também os jogos no terreno junto à lagoa do Chão Nogueira, o aparecimento da primeira bola de futebol, a construção do campo da Chã e o seu alargamento, os jogos até à criação do formal do CCR Alqueidão da Serra, a entrada no Campeonato Popular do Oeste, a entrada na segunda divisão distrital da Associação de Futebol de Leiria, a sobrevivência financeira do futebol através dos tempos e ainda os prémios conquistados pelo clube.

“Alqueidão da Serra e o futebol – uma história, várias gerações” tem prefácio de Júlio Vieira, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, e foi editado por Jacinto-de-Água. A capa é de Rui Gabriel e Olívia Matos Gabriel é a autora das fotografias. Já a revisão da obra esteve a cargo do alqueidoense Jorge dos Reis Amado. 

Após ver quase a sua missão cumprida ao longo de mais de 26 anos a exercer funções na  Direção do CCR Alqueidão da Serra, António Pereira Carvalho prepara-se para concluir o último mandato no próximo ano. “Vou continuar apenas como adepto”, adianta o dirigente, garantindo que o clube vai ficar “bem entregue”. 

De forma a deixar a “casa em ordem” para o próximo mandato, o presidente pretende deixar concluído o processo de substituição de lâmpadas do campo de futebol sintético, previsto para este ano. “Temos custos muito altos de energia elétrica todos os anos”, justifica. 

No âmbito da edição do ano passado do Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas (PRID), promovido pelo Instituto Português do  Desporto e Juventude (IPDJ), que vai renovar mais de uma centena de infraestruturas desportivas do País.

O CCR Alqueidão da Serra vai receber um apoio no valor de 10 mil euros para melhoria da eficiência energética, em iluminação LED e sistema solar para produção de águas quentes sanitárias, ao qual se candidatou.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!