Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Ampliação de cemitério da Cela deverá arrancar em maio

Data:

Partilhar artigo:

A obra de ampliação do cemitério da Cela deverá avançar em maio. A empreitada, há muito reivindicada pela Junta, vem solucionar os constrangimentos referentes à escassez de covais naquele espaço.

A obra de ampliação do cemitério da Cela deverá avançar em maio. A empreitada, há muito reivindicada pela Junta, vem solucionar os constrangimentos referentes à escassez de covais naquele espaço.

“A freguesia estava perante uma situação de carência no que refere a covais no cemitério. Já não existem lotes para venda, sendo que todos os fregueses que faleceram nos últimos anos já tinham terreno comprado”, explica o presidente de Junta da Cela ao REGIÃO DE CISTER.

A situação já tinha sido reportada pela autarquia à Câmara de Alcobaça. O terreno, com uma área total de cerca de 8.500 metros quadrados, foi adquirido pela Câmara há alguns anos e aguardava apenas os desenvolvimentos da empreitada. “A obra devia ter arrancado em 2020, mas, dada a situação vivida atualmente e os respetivos constrangimentos, foi adiada”, explica Paulo Eusébio, informando que o atraso está também relacionado com algumas alterações realizadas no projeto.

A intervenção, avaliada em cerca de 120 mil euros, será realizada em duas fases. A primeira etapa consiste na construção de 300 covais, jazigos, gavetões e gavetas, que, segundo o presidente de Junta, vai “ajudar a solucionar um problema com vários anos”. Vão ser ainda realizados trabalhos na via pública, com o objetivo de alargar a rua. “Quando existirem transtornos a nível de circulação automóvel na vila, será possível, através desta obra, desviar o trajeto para aquele troço”, explica.

Concluída a primeira etapa da obra, o cemitério vai contar com mais dois mil metros quadrados de área útil.

A construção de estacionamentos, a requalificação do espaço já existente e arruamentos são as intervenções planeadas para a segunda fase da obra. “Quando estiver resolvido o problema principal, iremos avançar para outras intervenções mais focadas a nível das infraestruturas. A construção de um parque de estacionamento é importante, assim como a requalificação do espaço já existente”, analisa o autarca.

Para avançar com o investimento, a Junta solicitou o apoio financeiro da Câmara de Alcobaça e, após “luz verde”, aguarda apenas o resultado do concurso público. “Neste momento, a obra está a concurso e desejo que todo o processo seja rápido. Espero que no próximo mês de maio a empreitada já esteja em curso, todavia, não podemos assegurar uma data”, nota. 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!