Sexta-feira, Junho 14, 2024
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Ampliação de cemitério da Cela deverá arrancar em maio

Data:

Partilhar artigo:

A obra de ampliação do cemitério da Cela deverá avançar em maio. A empreitada, há muito reivindicada pela Junta, vem solucionar os constrangimentos referentes à escassez de covais naquele espaço.

A obra de ampliação do cemitério da Cela deverá avançar em maio. A empreitada, há muito reivindicada pela Junta, vem solucionar os constrangimentos referentes à escassez de covais naquele espaço.

“A freguesia estava perante uma situação de carência no que refere a covais no cemitério. Já não existem lotes para venda, sendo que todos os fregueses que faleceram nos últimos anos já tinham terreno comprado”, explica o presidente de Junta da Cela ao REGIÃO DE CISTER.

Região de Cister - Assine já!

A situação já tinha sido reportada pela autarquia à Câmara de Alcobaça. O terreno, com uma área total de cerca de 8.500 metros quadrados, foi adquirido pela Câmara há alguns anos e aguardava apenas os desenvolvimentos da empreitada. “A obra devia ter arrancado em 2020, mas, dada a situação vivida atualmente e os respetivos constrangimentos, foi adiada”, explica Paulo Eusébio, informando que o atraso está também relacionado com algumas alterações realizadas no projeto.

A intervenção, avaliada em cerca de 120 mil euros, será realizada em duas fases. A primeira etapa consiste na construção de 300 covais, jazigos, gavetões e gavetas, que, segundo o presidente de Junta, vai “ajudar a solucionar um problema com vários anos”. Vão ser ainda realizados trabalhos na via pública, com o objetivo de alargar a rua. “Quando existirem transtornos a nível de circulação automóvel na vila, será possível, através desta obra, desviar o trajeto para aquele troço”, explica.

Concluída a primeira etapa da obra, o cemitério vai contar com mais dois mil metros quadrados de área útil.

A construção de estacionamentos, a requalificação do espaço já existente e arruamentos são as intervenções planeadas para a segunda fase da obra. “Quando estiver resolvido o problema principal, iremos avançar para outras intervenções mais focadas a nível das infraestruturas. A construção de um parque de estacionamento é importante, assim como a requalificação do espaço já existente”, analisa o autarca.

Para avançar com o investimento, a Junta solicitou o apoio financeiro da Câmara de Alcobaça e, após “luz verde”, aguarda apenas o resultado do concurso público. “Neste momento, a obra está a concurso e desejo que todo o processo seja rápido. Espero que no próximo mês de maio a empreitada já esteja em curso, todavia, não podemos assegurar uma data”, nota. 

AD Footer

Artigos Relacionados

GNR apreende 334 artigos contrafeitos em São Martinho do Porto

O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de São Martinho do Porto apreendeu, esta quinta-feira, em São...

Reportagem do REGIÃO DE CISTER ganha prémio nacional

A reportagem “Tornaram-se autênticos heróis na arte de cuidar dos (seus) heróis”, da autoria do jornalista Rafael Raimundo,...

Menopausa

A negligência na nossa vida reprodutiva, que já agora, só é valorizada quando podemos ter filhos, é uma...

Nazareno Miguel Vieira é bicampeão nacional pelo Benfica

O Benfica sagrou-se bicampeão nacional de sub-15, no passado domingo, depois de vencer o Marítimo (2-1) e assegurar...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!