Quarta-feira, Outubro 5, 2022
Quarta-feira, Outubro 5, 2022

Novo livro de Levi Condinho reúne poemas da década de 1990

Data:

Partilhar artigo:

“Colheita Serôdia – Inéditos e dispersos” é o título do livro de poesia de Levi Condinho, recém-publicado pela Edições Húmus, que reúne 37 poemas escritos na década de 90. 

“Colheita Serôdia – Inéditos e dispersos” é o título do livro de poesia de Levi Condinho, recém-publicado pela Edições Húmus, que reúne 37 poemas escritos na década de 90. 

“É o resultado de vários ‘impulsos’”, avança o autor, natural do Bárrio, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, adiantando que Abel Neves, também poeta e seu amigo, foi quem o “desafiou” a lançar esta obra.

“Apesar dos poemas serem dispersos e inéditos, inscrevem-se numa certa unidade estilística”, acrescenta o poeta, recordando que alguns foram editados na rubrica “As Letras do Levi” do jornal “A Voz de Alcobaça”.

Os poemas “Na morte prematura de Jorge Peixinho” e “Liberdade” foram, provavelmente, aqueles que mais marcaram o autor. O primeiro resultou da morte inesperada de um amigo e o segundo, inspirado nas obras do pintor Marc Chagall e no livro “Poesia Liberdade Livre”, de António Ramos Rosa, remete para uma “liberdade total”.

Levi Condinho escreve poesia desde a sua juventude. A música é a sua maior influência, especialmente a música erudita e a música contemporânea. A sua primeira publicação foi em 1966, numa edição coletiva da Edições Almagre, sob o título “Almagre 3”, que incluía cinco poetas, entre os quais os alcobacenses Alberto Costa e António Maria de Sousa.

Em 1977, publicou “Para Que Alguns Me Possam Amar”, a primeira obra em nome próprio, editada pela Távola Redonda. Há dois anos, o poeta apresentou “Pequeno Roteiro Cego”, uma antologia organizada por António Cabrita e Miguel Martins, publicada pela Abysmo. “Saxofone” e “Roteiro Cego” foram outras das suas obras marcantes. 

Levi Condinho tem vindo a dedicar-se também à revisão de textos. Já colaborou com diversas editoras e fez a revisão de centenas de livros de diferentes géneros e autores. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Veio ter comigo hoje a poesia

Hoje a poesia veio ter comigo em forma de notícia e não poema. Um de nós, um dos...

Peões causam perigo no atravessamento da EN242 na Nazaré

O perigo para peões e automobilistas na Estrada Nacional 242, entre a rotunda do Pavilhão Municipal e a...

Livro enaltece maior produtora de garrafas do País há 80 anos

Mais do que um livro sobre uma fábrica de garrafas, a obra do historiador Tiago Inácio, apresentada no...

Rui Morais na administração do Teatro Nacional de São Carlos

Há um alcobacense na nova administração do Organismo de Produção Artística (Opart), que gere o Teatro Nacional de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!