Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Junta termina requalificação da Casa Mortuária de Valado dos Frades

Data:

Partilhar artigo:

A obra de requalificação da Casa Mortuária de Valado dos Frades, uma intervenção de 10 mil euros suportados pela Junta de Freguesia, já está terminada.

A obra de requalificação da Casa Mortuária de Valado dos Frades, uma intervenção de 10 mil euros suportados pela Junta de Freguesia, já está terminada.

O imóvel estava a funcionar há 20 anos e já apresentava diversos problemas, que se agravaram no último inverno, disse ao REGIÃO DE CISTER o presidente da Junta. Rui Pirralho fala em “graves problemas de infiltração”, decorrentes sobretudo do estado deteriorado em que se encontrava a claraboia do edifício.

Região de Cister - Assine Já!

A empreitada foi entregue a uma empresa local, depois de a Junta ter tentado solucionar com a colocação de silicone e com a limpeza das paredes. “Percebemos que não era suficiente para resolver o problema e pedimos uma vistoria”, relata o autarca, que descreve “outros problemas detetados”, nomeadamente ao nível da cobertura do edifício, em telhas de zinco. “A água da chuva infiltrava-se pelas paredes e foi tudo apodrecendo”, explica Rui Pirralho, que justifica assim a adjudicação da obra a uma empresa. “Temos sempre a preocupação em entregar os trabalhos a pessoas da terra”, sublinha o socialista, que lembra que o mesmo sucedeu com o campo de ténis e a ampliação do cemitério.

Além da intervenção no telhado, foi substituída a claraboia por uma mais moderna, elétrica e com melhor isolamento. “É um sistema com interruptor, que permite abrir e fechar e é muito útil para os dias quentes”, refere o presidente da Junta.

A intervenção na Casa Mortuária, que incluiu ainda a substituição das madeiras e a pintura interior e exterior, demorou cerca de dois meses. O custo da obra insere-se no orçamento daquela autarquia para 2021. “Para nós é muito dinheiro”, reconhece Rui Pirralho.

Enquanto decorreram as obras, foi utilizada a antiga casa mortuária no cemitério. O edifício agora requalificado já está em condições de funcionamento. Durante esta semana estão a ser recolocados os equipamentos no interior. “Se, infelizmente, falecer alguém, já poderá ser velado na Casa Mortuária”, refere o autarca.

O executivo de Valado dos Frades prepara-se agora para adquirir um veículo para os vários serviços necessários à Junta. “Temos de escolher um veículo pequeno, de forma a poder circular nas estreitas ruas de Valado dos Frades”, explica.

A viatura 4X4 vai custar 24 mil euros, suportados pelo empréstimo que a Junta de Freguesia vai contrair e pagar a cinco anos.

Apesar de ser financiada com o orçamento da Junta, a aquisição da carrinha está a ser acompanhada pelos serviços da Câmara da Nazaré, que auxiliaram nas questões administrativas e jurídicas necessárias para o empréstimo bancário.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!