Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Rotários fazem homenagem às Concertinas da Barrenta

Data:

Partilhar artigo:

“Reconhecimento” e “alegria” são as palavras que resumem a homenagem às Concertinas da Barrenta pelo Rotary Club de Porto de Mós, assinalada através de um jantar comemorativo no dia 22 de maio.

“Reconhecimento” e “alegria” são as palavras que resumem a homenagem às Concertinas da Barrenta pelo Rotary Club de Porto de Mós, assinalada através de um jantar comemorativo no dia 22 de maio.

A Associação Cultural Concertinas da Barrenta foi distinguida pela “importância social” que representa na comunidade, no País e internacionalmente, e também pelo seu “contributo na valorização da cultura popular e da concertina”, na “descoberta de novos talentos, novos conhecimentos, novas técnicas” e “revitalização de novas formas de convívio”.

Região de Cister - Assine Já!

“As Concertinas da Barrenta alimentam os seus sonhos e também os de quem as ouve”, sublinhou a presidente do Rotary Club de Porto de Mós.

“Esta associação constitui um fator de sucesso cultural e social de âmbito regional, nacional e internacional e contribui para a construção de uma identidade, valorizando um património e o concelho de Porto de Mós”, acrescentou Clarisse Louro.

O jantar comemorativo do Rotary Club de Porto de Mós ficou também marcado pela distinção da “profissional do ano” a Adelina Matos, empresária do setor da cerâmica na freguesia de Pedreiras. “Esta mulher tem uma filosofia de vida baseada na ética e no bem comum e é um exemplo de vida, quer a nível pessoal quer a nível profissional, pelo desenvolvimento empresarial e humanismo que imprime na sua empresa”, destacou ainda a anfitriã do evento. A esta homenagem juntou-se a Câmara de Porto de Mós que fez questão de reconhecer “uma das mais importantes associações de cultura popular” e também a “matriarca” de uma das principais empresas do concelho. “Por vezes a cultura folclórica é desvaloriza. No entanto, é através dela que conhecemos realmente a nossa história”, frisou o presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala.

A associação cultural da Barrenta ensina atualmente cerca de 90 alunos a tocar concertina gratuitamente e organiza, desde 2002, o Encontro Nacional de Tocadores de Concertinas, que leva todos os anos milhares de visitantes à localidade da União de Freguesias de Alvados e Alcaria.  Na edição do ano passado, devido às restrições da pandemia, a associação deu a conhecer o seu programa através de dois camiões que percorreram 105 quilómetros das Serras de Aire e Candeeiros, atuando em 12 lugares ao longo de dez horas. O evento “Barrenta ComVida” foi divulgado nas redes sociais e contou com a visualização de 30 mil pessoas.

O Rotary Club de Porto de Mós, além dos múltiplos projetos que têm levado a cabo nos últimos anos, tem como prática homenagear pessoas, profissionais e instituições de diferentes áreas, pelos seus percursos baseados na “ética”, no “desenvolvimento de boas condutas”, na “responsabilidade social” e na promoção da “paz”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!