Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Agrupamento de São Martinho do Porto vence concurso de cinema da Rede Cultura 2027

Data:

Partilhar artigo:

O Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto venceu o concurso escolar de cinema “Gentes e Lugares”, na categoria de 2.º e 3.º ciclos, integrado no Programa de Educação da Rede Cultura 2027.

O Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto venceu o concurso escolar de cinema “Gentes e Lugares”, na categoria de 2.º e 3.º ciclos, integrado no Programa de Educação da Rede Cultura 2027.

A “Entrevista ao Ti Luís”, produzida pela turma do 9.º A, conta a história de Luís Chicharro Robalo, figura querida e acarinhada em São Martinho do Porto, com 84 anos. A vida profissional dedicada à pesca na baía de São Martinho do Porto e na Nazaré, iniciada com apenas 8 anos, e a personalidade “afável” e “bem-disposta” do pescador levaram os alunos a elege-lo como personagem principal para a curta-metragem.

Região de Cister - Assine Já!

Com uma entrevista conduzida por André Pereira, Matilde Costa e Matilde Bértolo, que também é a narradora do filme, o projeto audiovisual conta ainda com a participação de outros alunos da turma na recolha de imagens, edição e composição de uma música original, um dos requisitos da competição.    

A competição, que visa envolver a comunidade escolar na divulgação de pessoas e lugares que marcam o território dos 26 municípios da Rede Cultura 2027, contou com 77 participações de 47 escolas. Foram premiados alunos dos quatro ciclos de ensino, distinguidos pelo júri pelas melhores práticas criativas, avaliadas através da imagem e da criação de uma narrativa fílmica.

O Agrupamento de São Martinho do Porto contou ainda com a participação de um vídeo protagonizado pela bombeira Sílvia Carvalho, da corporação de São Martinho do Porto, realizado pelos alunos do 4.º ano da EB1 de Alfeizerão.

De resto, o Agrupamento de Escolas da Nazaré foi representado na final da competição pelo aluno João Veríssimo Pescadinha, do 6.º B.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!