Quarta-feira, Agosto 10, 2022
Quarta-feira, Agosto 10, 2022

Teatro D. Roberto no inventário do Património Cultural Imaterial

Data:

Partilhar artigo:

O Teatro Dom Roberto, uma das tradições mais antigas das artes cénicas e uma das imagens de marca da S.A. Marionetas, foi inscrito no Inventário do Património Cultural Imaterial. 

O Teatro Dom Roberto, uma das tradições mais antigas das artes cénicas e uma das imagens de marca da S.A. Marionetas, foi inscrito no Inventário do Património Cultural Imaterial. 

“É um dos acontecimentos mais importantes no teatro dos últimos anos”, sublinha o diretor artístico da Companhia de Alcobaça ao REGIÃO DE CISTER. “É um orgulho muito grande fazer parte de todo este processo”, refere José Gil, um dos grandes entusiastas do Teatro Dom Roberto em Portugal. A candidatura foi apresentada há cerca de seis anos pelo Museu da Marioneta de Lisboa, na época dirigido por Maria José Machado, que veio a falecer no ano passado. “Finalmente vemos o reconhecimento do teatro de marionetas, que nem sempre é valorizado”, nota o marionetista. 

De forma a “não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa”, a companhia recriou, nos últimos anos, a partir do testemunho do Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, as peças “O Barbeiro” e “A Tourada”. Mais recentemente, e procurando “preservar a forma de arte tradicional”, a companhia recuperou mais três peças do repertório de Teatro de Robertos: “A Rosa e os 3 Namorados”, “O Castelo dos Fantasmas” e “O Saloio de Alcobaça”. 

O Teatro Dom Roberto, que surgiu no século XVIII, é um tipo de teatro itinerante de marionetas que normalmente é apresentado na primavera, no verão ou início do outono nas praias, nos jardins, nas praças e em diversos eventos.

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Praia da Nazaré é uma das vencedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022

A Praia da Nazaré foi este ano uma das 17 praias distinguidas pelos portugueses “como realmente muito boas”...

Casa com história: Oficina Vilela “cura” carros há quatro décadas e meia

Era um menino de 11 anos quando começou a dar serventia a pedreiros. O trabalho desde cedo afastou-o...

Cinco feridos após despiste de viatura que causou incêndio rural em Alfeizerão

Cinco pessoas ficaram feridas na sequência de um despiste de uma viatura, na tarde desta sexta-feira, na localidade...

Nazarena Raquel Libório eleita Best Face Teen Mundial 2022

Raquel Libório, natural da Nazaré, foi eleita Best Face Miss Teen Mundial 2022. A distinção da jovem nazarena, de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!