Sexta-feira, Abril 11, 2025
Sexta-feira, Abril 11, 2025

Pela sua saúde, seja Estoico!

Data:

Partilhar artigo:

Tenho observado movimentações recentes nas redes sociais, onde vejo muitos empreendedores da Indústria Wellness, autores literários e até influenciadores digitais a basear os pilares da sua interação com as suas comunidades, numa filosofia com mais de dois mil anos – o Estoicismo. Enquanto Coach de Vida & Saúde, investiguei! Queria descobrir o porquê desta “tendência” e conclui que, de facto, genericamente todos parecem compreender que podemos usufruir e muito dos ensinamentos estoicos. 

Junto-me a este movimento hoje para vos dizer que com os estoicos aprendemos a lidar com as adversidades de forma mais racional e madura; aprendemos a encontrar a nossa melhor versão e a preservar a saúde física e emocional. 

Epicteto, o grande filósofo Estoico, defendia que para sermos felizes devemos procurar mudar apenas o que pode ser mudado e que devemos aceitar a realidade como nos é apresentada, agindo apenas sobre o que podemos controlar. Torna-se lógico perante o nosso mundo atual que se note esta necessidade de retornar aos Estoicos da Antiguidade, não concordam?

Região de Cister - Assine Já!

Da minha perspetiva profissional folgo em observar que cada vez mais se aborda a saúde pela preservação holística. Assim, como estamos na quadra festiva em que com mais fulgor “damos” ao outro o nosso melhor, partilho alguns ensinamentos estoicos que vos trarão boa saúde e o vosso melhor. 
Não se preocupe com o que não controla: “Dor é inevitável, sofrimento é escolha.”— Epicteto. Atente no seu comportamento – seja íntegro. Esqueça os erros dos outros, e foque-se em você: “Não recrimine ninguém e não acuse ninguém. Recrimine-se apenas a si mesmo.”— Epicteto. Saiba que tudo é temporário. “Tudo flui, tudo se move. Nada permanece igual, exceto o próprio movimento.”— Heráclito. 

Como dizia Epicteto, “mesmo em desgraça, esteja feliz”. Não fuja da sua realidade. É ilusão achar que fugir resolve os problemas. O seu bem-estar não depende apenas do externo. O interno é quase sempre o 1º causador do próprio sofrimento. Perceba que podemos sempre tirar algo positivo do negativo e escolher como pensamos agir; mas lembre-se: Estoicismo é ação. A sabedoria está na ação, e não apenas no pensamento! Doravante, pense e aja estoicamente, pela sua saúde!

AD Footer

Artigos Relacionados

Pasteleiro: Mestre Saraiva, um dos últimos pasteleiros à antiga

Pode não parecer, mas o ofício de pasteleiro já não é o que era. Que o diga António...

Centenário de José Damásio Campos motivou festa na Misericórdia de Alcobaça

José Damásio Campos chegou, no passado 8 de abril, ao século de vida. Fê-lo lúcido, com forças rejuvenescidas...

Gasolineiro: José Querido ‘abastece’ Alcobaça há cerca de uma década

A caminho da reforma, José Querido não esquece o contacto com as pessoas que estabelece há mais de...

Pintor: Joaquim Pescada “pinta” a região desde os 12 anos

Há profissões que “nasceram” fruto da evolução dos tempos. Outras há que se foram extinguindo ao longo das...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!