Quinta-feira, Agosto 18, 2022
Quinta-feira, Agosto 18, 2022

Pela sua saúde, seja Estoico!

Data:

Partilhar artigo:

Tenho observado movimentações recentes nas redes sociais, onde vejo muitos empreendedores da Indústria Wellness, autores literários e até influenciadores digitais a basear os pilares da sua interação com as suas comunidades, numa filosofia com mais de dois mil anos – o Estoicismo. Enquanto Coach de Vida & Saúde, investiguei! Queria descobrir o porquê desta “tendência” e conclui que, de facto, genericamente todos parecem compreender que podemos usufruir e muito dos ensinamentos estoicos. 

Junto-me a este movimento hoje para vos dizer que com os estoicos aprendemos a lidar com as adversidades de forma mais racional e madura; aprendemos a encontrar a nossa melhor versão e a preservar a saúde física e emocional. 

Epicteto, o grande filósofo Estoico, defendia que para sermos felizes devemos procurar mudar apenas o que pode ser mudado e que devemos aceitar a realidade como nos é apresentada, agindo apenas sobre o que podemos controlar. Torna-se lógico perante o nosso mundo atual que se note esta necessidade de retornar aos Estoicos da Antiguidade, não concordam?

Da minha perspetiva profissional folgo em observar que cada vez mais se aborda a saúde pela preservação holística. Assim, como estamos na quadra festiva em que com mais fulgor “damos” ao outro o nosso melhor, partilho alguns ensinamentos estoicos que vos trarão boa saúde e o vosso melhor. 
Não se preocupe com o que não controla: “Dor é inevitável, sofrimento é escolha.”— Epicteto. Atente no seu comportamento – seja íntegro. Esqueça os erros dos outros, e foque-se em você: “Não recrimine ninguém e não acuse ninguém. Recrimine-se apenas a si mesmo.”— Epicteto. Saiba que tudo é temporário. “Tudo flui, tudo se move. Nada permanece igual, exceto o próprio movimento.”— Heráclito. 

Como dizia Epicteto, “mesmo em desgraça, esteja feliz”. Não fuja da sua realidade. É ilusão achar que fugir resolve os problemas. O seu bem-estar não depende apenas do externo. O interno é quase sempre o 1º causador do próprio sofrimento. Perceba que podemos sempre tirar algo positivo do negativo e escolher como pensamos agir; mas lembre-se: Estoicismo é ação. A sabedoria está na ação, e não apenas no pensamento! Doravante, pense e aja estoicamente, pela sua saúde!

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Equipa da polícia espanhola visitou esquadras do comando

Uma equipa policial do Corpo Nacional da Polícia Espanhola (CNP) esteve, entre os passados dias 1 e 8...

Município de Alcobaça realiza sessão de esclarecimento sobre fogo bacteriano

A Câmara de Alcobaça vai organizar uma sessão de esclarecimento sobre o fogo bacteriano, este dia 24, no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!