Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Homem detido por violência doméstica e por posse de armas proibidas

Data:

Partilhar artigo:

Um homem de 53 anos foi detido, esta quarta-feira, por violência doméstica e por posse de armas proibidas, no concelho de Alcobaça. A ação foi desencadeada pelo Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE).

No decorrer de uma investigação por violência doméstica, foi apurado que “o suspeito infligiu, de forma reiterada, ameaças físicas, sexuais e psicológicas, bem como ameaças de morte contra a sua esposa, uma mulher de 53 anos”, sendo também violento com a filha, maior de idade. Segundo o comunicado da GNR, “o agressor manteve a vítima numa relação de poder e controlo durante 33 anos de casamento, recorrendo a agressões físicas e às ameaças para manter a relação, e sujeitando a vítima a todas as suas vontades, sem capacidade de liberdade ou autodeterminação, impondo-lhe assim um clima de terror”.

Segundo o comunicado, o suspeito tinha “problemas relacionados com o álcool” e “ameaçava que, se contrariado, explodia com a residência onde habitavam e com a residência de outros familiares, contígua à sua, mantendo também estes familiares próximos constantemente com medo”.

Região de Cister - Assine Já!

A vítima acabou por fugir de casa, refugiando-se em casa de familiares. Mas, informa a GNR, o suspeito não aceitou a separação e conseguiu encontrar a vítima, tentando forçar a entrada naquela habitação, tendo os militares da GNR comparecido no local.

No decorrer das diligências de investigação, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária e a um mandado de detenção, que culminou com a detenção do suspeito e apreensão de uma pistola, um revólver, uma pistola de airsoft, uma caçadeira, duas espingardas de CO2, duas armas caça submarina, nove detonadores pirotécnicos, uma granada de morteiro, dois petardos pirotécnicos, 48 munições, 12 cartuchos, duas botijas de CO2, uma caixa de chumbos, um arco, 16 flechas de ponta metálica, cinco punhais e um sabre.

Foram ainda apreendidas várias espécies autótones e cinegéticas que se encontravam em cativeiro, bem como aves supostamente embalsamadas, culminando na elaboração de cinco autos de contraordenação por infrações relativas à detenção de exemplares de espécies cinegéticas e autóctones sem documentação, cujos montantes máximos das coimas podem ascender aos 3.740 euros. As aves foram entregues no Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Montejunto e as aves embalsamadas serão entregues para análise ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, com sede no Parque Natural de Serra de Aire e Candeeiros.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial da Leiria, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações periódicas no posto policial na sua área de residência.

A ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção de Leiria, do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha e do Núcleo de Apoio Técnico.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!