Pela primeira vez, há transporte público para a praia de Paredes da Vitória durante o período de verão. O serviço está em vigor desde 18 de julho e vem dar resposta a uma antiga ambição da população e da União de Freguesias de Pataias e Martingança (UFPM).
Este conteúdo é apenas para assinantes
A resposta da Câmara à necessidade de garantir transporte para aquela que é a praia mais popular do Norte do concelho, através da Rodoviária do Tejo, veio preencher uma lacuna.
Por um lado, democratiza o acesso à praia às populações de freguesias longe do litoral, por outro melhora o sentimento de união territorial no concelho. Resolve também parte do problema da União de Freguesias de Pataias e Martingança, que não tem ligação das aldeias, lugares ou sequer das sedes das freguesias para qualquer das praias do seu território.
“Este ano está a fazer-se a experiência, de forma a que, a correr bem, com utentes em quantidade, para o ano o transporte seja alargado a outros locais, como Martingança, Pisões ou Burinhosa”, explica o presidente da Junta, Valter Ribeiro, que esclarece que a ideia de “promover este ano a carreira Pataias-Paredes da Vitória surgiu em conversações com o presidente da Câmara”.
Este ano, os habitantes da Martingança ainda têm de se deslocar a Pataias para poderem usufruir do transporte, uma situação que o autarca da UFPM quer ver ultrapassada no próximo verão. “Esperemos que as coisas corram bem”, anseia Valter Ribeiro.
O autocarro que leva os utentes para a praia começa a viagem em Alcobaça e tem paragens previstas na Fervença, Maiorga, Casalinho, Casal da Areia, Póvoa, Pomarinho, Castanheira, Coz, Montes, Alpedriz e Quinta Nova. Funciona todos os dias úteis até 9 de setembro.
A Câmara anunciou o serviço para Paredes da Vitória, mas também o reforço do transporte durante a época balnear para outra praia com Bandeira Azul, São Martinho do Porto, que já tem deslocações asseguradas no resto do ano. Para a praia do Sul do concelho, as viagens começam em Alcobaça, com paragens em Mendalvo, Valbom, Murteira, Vestiaria, Pinhal Fanheiro, Cela, Carrascas, Casal Jorge Dias, Macalhona, Casal Pardo e Alfeizerão.
O preço dos bilhetes varia conforme a localidade, sendo que o mais caro no trajeto para São Martinho custa ao utilizador que embarque em Alcobaça 3,60 euros. Se for de ida e volta, o bilhete fica por 6,10 euros.
Para a praia de Paredes da Vitória, a viagem entre a sede de concelho e a praia custa 3,25 euros ou 5,50 caso a opção seja ida e volta. Por outro lado, o trajeto de Pataias até às Paredes, de cerca de sete quilómetros, custa 1,45 euros (2,5 euros ida e volta). Em ambos os casos, os utentes podem escolher o passe mensal pelo valor de 30 euros.