O facto de o pai ser pintor e de, desde cedo, apreciar essa arte, levou António Ribeiro, alguns anos depois de trabalhar nas obras, a aventurar-se no próprio negócio. Estávamos no início da década de 1980.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Aproveitando um espaço que era dos sogros, no centro da Benedita, decidiu passar da teoria à prática e abriu uma drogaria que também vendia… móveis. Espaço que os beneditenses chamavam de “Toino Pintor”, nome que, de resto, ainda hoje é ouvido entre alguns dos clientes mais antigos. O negócio começou a crescer e a casa foi, também ela, aumentando.
António Ribeiro, hoje com 84 anos de idade e com uma experiência de vida repleta, apostou numa área que lhe diz tanto: as tintas. Mais: passou também a ter à disposição dos clientes utensílios para casa e para várias atividades profissionais. Do empresário ao dito “biscateiro”, (quase) todos ali se “abastecem”.
No fundo, entrando na loja, fica-se com uma certeza indesmentível: ali há (quase) tudo. E para todos. É, portanto, caso para dizer que na Drogaria Ribeiro, o cliente está sempre em primeiro lugar. “Trabalhei muito tempo nas obras e depois do 25 de Abril [1974] comecei a pensar nesta hipótese. O meu pai já era pintor, sempre tive um certo fascínio pelas tintas, e depois foi como que juntar o útil ao agradável”, confessa o octogenário.
Ainda hoje, António Ribeiro continua a ter plena noção do esforço que teve de fazer para enfrentar todas as dificuldades que a vida lhe ia oferecendo, mas, com “saúde e muito trabalho, tudo se foi sempre resolvendo”.
Nos dias que correm, a Drogaria Ribeiro continua a ser uma referência, não só para os beneditenses, como para muitos clientes que ali de deslocam provenientes de várias zonas do País. Porque sabem que conseguem encontrar o que precisam e a preços equilibrados. O negócio é, de há uns anos a esta parte, gerido pelo filho, José Ribeiro, que ali trabalha há 30 anos.“Desde os meus 17 anos que aqui estou e é com bastante afinco que sigo o percurso do meu pai e dou sequência ao negócio familiar. O espaço tem vindo a ser pontualmente modificado, para podermos ter sempre tudo o que as pessoas precisam, sendo que ainda hoje temos clientes de há 30 anos”, adianta.
Trata-se de uma “loja multifunções”, onde há um pouco de tudo, desde tintas, a material de construção, passando pelos utensílios para a casa ou até produtos de higiene e limpeza. “As pessoas costumam dizer que aqui há mesmo de tudo”, graceja. “Estou muito orgulhoso da história que construímos e também de o meu filho ter mantido o negócio de pé e a loja ser tão bem gerida”, conclui, emocionado, António Ribeiro.