Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
Quarta-feira, Dezembro 6, 2023

Casa Agrícola Ribeiros alarga negócio com novas culturas

Data:

Partilhar artigo:

Depois de décadas a produzir e a comercializar Maçã de Alcobaça e Pera Rocha do Oeste, foi nos morangos e na batata doce que a Casa Agrícola Ribeiros – Sociedade de Agricultura de Grupo, Lda (CARSAG) viu uma oportunidade para alargar e diversificar o negócio.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

“Nos últimos anos decidimos apostar noutras culturas para não estarmos a meter os ovos todos no mesmo cesto”, explica Filipe Ribeiro, que gere a empresa com os irmãos Leonel e Pedro. Foi o pai – João Ribeiro – que constituiu a empresa e adquiriu a Quinta da Nova Esperança, no Vale do Paraíso, em São Martinho do Porto, há 33 anos. Desde então, a empresa familiar tem-se dedicado, sobretudo, à produção e exportação de Maçã de Alcobaça e Pera Rocha do Oeste.

Foi em 2004 que os irmãos Ribeiro optaram por centralizar a produção e o armazenamento num único terreno, abdicando de armazéns que o pai tinha no Casal Velho. Mais tarde, plantaram morangos e, mais recentemente, batata doce. “A diversificação dos produtos permite-nos a rotação de terrenos, assegurar trabalho aos colaboradores durante todo o ano e alivia o risco que temos na Maçã e na Pera”, frisa o engenheiro agrónomo. “Não ficamos dependentes de uma ou duas culturas”, acrescenta o dirigente da Associação de Agricultores da Região de Alcobaça. A produção da maçã representa 50% das vendas, a pera 20% e o morango e a batata doce 30%, juntas.

Também a pandemia veio impulsionar novas estratégias de comercialização à empresa, que emprega 40 trabalhadores. A distribuição regional ajudou a “despachar” paletes que estavam destinadas a passar as fronteiras nacionais. “Ficámos com muita produção parada e era necessário encontrar outras formas de escoar a produção”, recorda o empresário, explicando que, hoje em dia, a distribuição a nível regional já representa cerca de 15% do volume de negócios da CARSAG. A fruta ali produzida segue para diversos supermercados do distrito de Leiria, além de fornecer ainda algumas IPSS com as valências de lares e jardins de infância.

Região de Cister - Assine já!

Com uma área de produção de 70 hectares em torno do centro de operações, a Casa Agrícola Ribeiros criou duas marcas: a CARSAG e a Vale do Paraíso para os morangos.

A exportação já chegou a representar cerca de 70% do volume de negócios, mas agora já não vai muito além dos 30%, para Brasil, França, Alemanha e África. O mercado interno, através da IGP – Indicação Geográfica Protegida e da DOP – Denominação de Origem Protegida, e a distribuição local completam a rota da comercialização da empresa, responsável por gerir também os pomares da Epadrc.

AD Footer

Artigos Relacionados

ICEL lança adaptação da série espanhola “La Casa de Papel”

"A Casa de Aço" é o nome da minissérie produzida pela ICEL. A empresa de cutelarias, sediada na...

Duas empresas do concelho de Alcobaça marcam presença em evento internacional

A Aire Limestones e a MVC Portuguese Limestones, empresas sediadas na freguesia de Aljubarrota, participam na Rocalia 2023,...

Futsal: Pederneirense imparável chega à dezena de triunfos

O Pederneirense está a registar um arranque de temporada absolutamente dominador. A equipa goleou na receção à Bufarda...

Daniel Adrião apresentou candidatura à liderança do PS no Cine-teatro de Alcobaça

Foi em Alcobaça, sua terra natal, que Daniel Adrião apresentou, na noite de segunda-feira, dia 4 de dezembro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!