Sexta-feira, Dezembro 2, 2022
Sexta-feira, Dezembro 2, 2022

Solancis leva projeto de alunos do IPL a feiras internacionais

Data:

Partilhar artigo:

A Solancis desafiou os alunos do curso de Design Industrial da Escola Superior de Artes e Design, do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a criar uma peça feita em pedra calcária portuguesa “que teria de impor dinâmica ao espaço onde seria apresentado”. O objetivo? Fortalecer a academia à indústria. O prémio? Expor a peça em feiras internacionais.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

A dupla David Amaral e Sara Saramago venceu a primeira edição COUNTDOWN com o projeto Inverso, “num conceito modular que pretende inverter escalas e perceção dos espaços, utilizando duas pedras calcárias – a Alpinina para os módulos dos bancos e a Estremadura Azul para o módulo da mesa”, avança a empresa, sediada na Benedita, em comunicado.

Os diplomas foram entregues aos vencedores, pelas mãos do CEO da Solancis, numa apresentação transmitida em direto na TVI, no programa Somos Portugal no passado domingo. O projeto Inverso esteve exposto durante a participação da Solancis nas feiras Maison&Objet (Paris, em França) e Marmomac (Verona, em Itália). Esta ligação proporcionada é “fundamental para que os jovens criativos do país abracem estes materiais naturais, e mesmo nunca os tendo explorado, sabem que têm uma equipa de especialistas que os apoia ao longo do processo”.

“O desafio lançado pela Solancis pretende fortalecer um elo de ligação da academia à indústria, diminuindo possíveis barreiras criativas quando se pensa na pedra natural enquanto matéria primária para projetos de design e arquitetura”, reforçou Samuel Delgado, citado em nota de imprensa.

Região de Cister - Assine Já!

“Gostarias de ver uma criação tua apresentada numa feira internacional?” foi o repto lançado aos jovens pela empresa, apelando ao lançamento de uma carreira através do COUNTDOWN – Stone Design Awards 2022”. A equipa da Solancis colaborou com os estudantes no processo de desenvolvimento, dando a conhecer os materiais, métodos produtivos e condicionantes à montagem numa feira.

Foram ainda atribuídas menções honrosas ao projeto Seastone (Ana Vetrici e Alexandre Luís, designers da Solancis); projeto Scarcity (Patrícia Lopes, designer da Solancis); projeto Balcão Paramétrico (Diogo Sousa, designer da Solancis) e ao projeto Paisagem (Ricardo Tocha e João Ribeiro, estudantes de design).
O júri foi composto por cinco elementos: Samuel Delgado (CEO da Solancis); Tiago Martinho (diretor do departamento de Desenho Técnico); Patrícia Henriques (Marketing); o professor Luís Pessanha (coordenador da Licenciatura em Design Industrial da ESAD.CR) e o professor Miguel Vieira Baptista (ESAD.CR e designer independente com experiência em desenho de projetos em Pedra).

A Solancis já garantiu que o desafio COUNTDOWN – Stone Design Awards terá uma segunda edição em 2023.

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!