Terça-feira, Dezembro 6, 2022
Terça-feira, Dezembro 6, 2022

Junta do Juncal desenvolve programa para incentivar a natalidade

Data:

Partilhar artigo:

Combater o envelhecimento da população é, cada vez mais, uma preocupação das autarquias locais que têm vindo a adotar estratégias para incentivar a natalidade. 

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Depois da Calvaria de Cima e de Porto de Mós, foi a vez de a Junta do Juncal criar um programa de apoio destinado a todos os bebés que nascem na freguesia. Sob o mote “Da Freguesia de Juncal, desde que Nasci”, a iniciativa vai atribuir 120 euros em produtos de farmácia na primeira gestação, e 100 euros na segunda, abrangendo crianças que nasceram a partir de janeiro deste ano. “Os pais têm de residir na freguesia há pelo menos seis meses e têm que preencher um formulário na sede da Junta”, avança o presidente da Junta, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “É uma forma de ajudarmos as pessoas a não se sentirem sozinhas naquele momento da sua vida”, destaca Artur Louceiro. “Juntando este apoio ao do Município, consideramos ser uma ajuda significativa para as famílias”, acrescenta.

“Da Freguesia de Juncal, desde que Nasci” realiza-se através de um protocolo da Junta estabelecido com a Farmácia do Juncal, único estabelecimento onde podem ser levantados os produtos. Os artigos não têm de ser obtidos de uma só vez, podem ser levantados até ser alcançado o valor atribuído a cada bebé.

Desde o início do ano, foram anunciados por outras Juntas de Freguesia do concelho outros dois programas que têm como finalidade apoiar a natalidade e fixar a população. “Crescer Calvaria”, o programa da Junta da Calvaria de Cima, que entrou em vigor no passado dia 1 da janeiro, consiste na entrega de um cabaz com produtos e serviços para o bebé no valor de 50 euros. A iniciativa resulta de uma parceria com a Farmácia Nadina Nogueira e a Clínica Santa Marta. Desde fevereiro, foram entregues oito cabazes aos bebés da freguesia.

Região de Cister - Assine Já!

Também a Junta de Porto de Mós criou no início deste ano um incentivo para fazer face às despesas dos bebés nos primeiros tempos de vida. Por cada nascimento ou adoção, a autarquia oferece 250 euros em compras efetuadas no comércio da freguesia. “As famílias têm aderido mais do que estávamos à espera”, adianta o presidente da Junta de Porto de Mós. “O processo é simples. Não é necessária muita documentação”, acrescenta Manuel Barroso. “Continuamos com uma população muito envelhecida e teremos que ponderar mais medidas para apoiar a natalidade”, adianta o autarca.

Até à data foram abrangidos pelo programa 32 bebés da freguesia de Porto de Mós. Depois de adquirirem qualquer produto para a criança no comércio tradicional, a quantia é reembolsada aos pais que apresentem as respetivas faturas. Além do incentivo à natalidade e à fixação de população, a medida pretende ajudar a desenvolver o comércio local.

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!