Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
Segunda-feira, Dezembro 5, 2022

Centro Escolar de Pataias já tem projeto de execução aprovado

Data:

Partilhar artigo:

O futuro Centro Escolar de Pataias está mais perto de ser uma realidade, com a aprovação, na terça-feira da passada semana, em reunião de Câmara, do projeto de execução da requalificação e ampliação da Escola Básica 2/3.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

A escola será preparada para receber também os alunos do pré-escolar e da EB1, de acordo com o projeto aprovado por unanimidade e que está orçado em 5 milhões de euros.

“O processo teve de ser todo revisto ao nível de preços. A parte financeira foi toda revista”, explicou, na última reunião pública do executivo, o presidente da Câmara, referindo-se aos aumentos dos custos das matérias primas. Hermínio Rodrigues garantiu ainda que o projeto foi “visto e revisto com professores, pais e junta de freguesia”.

As obras vão incidir sobre os quatro blocos de edifícios existentes na EB 2/3, aos quais se juntará uma nova edificação onde serão instalados os serviços administrativos e um auditório com capacidade para 122 pessoas.

Região de Cister - Assine Já!

Entre as grandes alterações plasmadas no projeto está o acesso à escola, que passará a fazer-se pelo lado Norte, junto à estrada de acesso à Lagoa de Pataias. O objetivo é melhorar a segurança, de forma a que a comunidade escolar seja “protegida em espaço coberto”. O acesso é comum à entrada, mas os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo seguem caminho separado dos estudantes do 2.º e 3.º ciclos. A mesma segmentação vai existir nos espaços cobertos projetados para o recreio. Prevê-se a existência de dois, sendo que um é para o pré-escolar e 1º ciclo, junto ao bloco Oeste, e o outro, no espaço central onde atualmente se encontra uma escultura, será afeto ao 2.º e 3.º ciclos.

Todo o edifício ficará preparado para receber alunos e professores com dificuldades motoras, sendo que o acesso ao piso térreo é feito através de rampas.

Prevê-se uma área bruta de construção de cerca de 5 mil metros quadrados, que contempla três salas para o pré-escolar, 12 salas do 1.º ciclo, 8 para o 2.º ciclo e 12 para o 3.º ciclo. Algumas das salas serão partilhadas entre os vários graus de ensino.

“Esta obra representa um passo importante e significativo para a conclusão da Carta Escolar”, considera Hermínio Rodrigues, para quem o futuro centro escolar é “a garantia que os jovens de Pataias terão condições de ensino de excelência, as mesmas de que os alunos das freguesias dotadas de centros escolares já beneficiam. Esta igualdade de oportunidades, neste caso a nível da educação, é um dos objetivos primordiais da Câmara Municipal”. Para o edil alcobacense, a aprovação do projeto é “um momento histórico para todo o concelho de Alcobaça, em particular para a União de Freguesias de Pataias e Martingança”, que aguarda a obra há vários anos.

A EB 2/3 é uma construção dos anos 80 e ainda mantém algumas estruturas em fibrocimento e apresenta danos estruturais. Chove dentro de algumas salas, o isolamento é deficitário e os espaços têm poucas condições, que se agravam no período do inverno.

 

 

 

 

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!