Sábado, Janeiro 28, 2023
Sábado, Janeiro 28, 2023

Bombeiros de Alcobaça criam terceira EIP e investem em nova central

Data:

Partilhar artigo:

O Natal é só no sábado, mas a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça já abriu as prendas. Há uma terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) preparada para iniciar funções no próximo dia 30 e uma nova central de comunicação, que já está a funcionar. A apresentação do novo serviço e da nova equipa aconteceu na passada semana.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

“Com esta terceira EIP, Alcobaça vai ficar mais protegida e servida durante a semana ao longo das 24 horas do dia“, salientou o comandante dos Bombeiros de Alcobaça, confessando “ser necessária ainda mais exigência a partir de agora”. Até à data, as duas EIP prestavam serviço de socorro entre as 6 da manhã e as 22 horas da noite, com cinco voluntários disponíveis para a população entre as 22 horas e as 7 da
manhã. “Durante o fim de semana, o serviço será prestado a 100% por voluntários“, acrescenta Leandro Domingos.

O comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria lembrou que, no concelho de Alcobaça, também as corporações da Benedita e de Pataias vão receber uma terceira EIP. Carlos Guerra anunciou ainda um protocolo que deverá ser firmado no próximo ano com o Politécnico de Leiria, para que os alunos da licenciatura de Desporto possam fazer programas de treino com os elementos das EIP. “É necessário investir na aptidão física destes bombeiros”, considera o beneditense.

“Com estes 15 elementos das três EIP ficamos descansados”, confessou o presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Alcobaça, Pedro Pombo, para quem “Alcobaça merecia e precisava desta terceira EIP”.

Região de Cister - Assine Já!

Já o presidente da Câmara de Alcobaça, que fez questão de cumprimentar todos os elementos que integram estas três equipas, realçou o espírito de família que se vive entre os bombeiros e agradeceu o facto de estarem “sempre presentes quando são necessários”. Hermínio Rodrigues deixou ainda uma palavra de agradecimentos aos órgãos sociais da associação, elogiando o facto de “não estarem só à procura de apoios junto do município”. “E por razão é que, com certeza, estão aqui os presidentes de Junta e algumas empresas“, reforçou o chefe do executivo municipal.

A nova central de comunicações resultou de um investimento de cerca de 80 mil euros. “As obras já estão a decorrer desde junho, estando a nova central já a funcionar a 95%”, adiantou o comandante dos Bombeiros de Alcobaça. Equipada com alta tecnologia, a nova central resulta de uma “necessidade” e de uma “promessa” feita pela Direção, recorda Pedro Pombo, que foi reeleito na passada sexta-feira. Saiu Marco Faustino da presidência da Assembleia-Geral, entrou Pedro Miguel. Os restantes elementos mantêm-se nas mesmas funções. A tomada de posse vai decorrer no próximo mês de janeiro. A próxima prioridade passa pela aquisição de um autotanque, “o que existe já é um perigo”, refere Pedro Pombo.

AD Footer

Artigos Relacionados

Oonify abre espaço dedicado à formação na Nazaré

A Oonify abriu, recentemente, na Nazaré, um novo espaço de formação, a que chamou de "Oonify Space". O novo...

Sons Com(n)Sentidos ouvem-se agora nos cavaquinhos e percussão da Cercilei

Em cima do palco, os homens apresentam-se de suspensórios, as mulheres levam uma bandolete na cabeça. Todos vestem...

Acidente com trator agrícola provocou um ferido grave em Évora de Alcobaça

Um ferido grave foi o resultado de um acidente com um trator agrícola, ocorrido na tarde desta quarta-feira,...

Ricardo Esgaio e Stephen Eustáquio disputam conquista da Taça da Liga de futebol

Os futebolistas nazarenos Ricardo Esgaio, com as cores do Sporting, e Stephen Eustáquio, com o símbolo do FC...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!