Domingo, Junho 11, 2023
Domingo, Junho 11, 2023

Bombeiros de Alcobaça criam terceira EIP e investem em nova central

Data:

Partilhar artigo:

O Natal é só no sábado, mas a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça já abriu as prendas. Há uma terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) preparada para iniciar funções no próximo dia 30 e uma nova central de comunicação, que já está a funcionar. A apresentação do novo serviço e da nova equipa aconteceu na passada semana.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

“Com esta terceira EIP, Alcobaça vai ficar mais protegida e servida durante a semana ao longo das 24 horas do dia“, salientou o comandante dos Bombeiros de Alcobaça, confessando “ser necessária ainda mais exigência a partir de agora”. Até à data, as duas EIP prestavam serviço de socorro entre as 6 da manhã e as 22 horas da noite, com cinco voluntários disponíveis para a população entre as 22 horas e as 7 da
manhã. “Durante o fim de semana, o serviço será prestado a 100% por voluntários“, acrescenta Leandro Domingos.

O comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria lembrou que, no concelho de Alcobaça, também as corporações da Benedita e de Pataias vão receber uma terceira EIP. Carlos Guerra anunciou ainda um protocolo que deverá ser firmado no próximo ano com o Politécnico de Leiria, para que os alunos da licenciatura de Desporto possam fazer programas de treino com os elementos das EIP. “É necessário investir na aptidão física destes bombeiros”, considera o beneditense.

“Com estes 15 elementos das três EIP ficamos descansados”, confessou o presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Alcobaça, Pedro Pombo, para quem “Alcobaça merecia e precisava desta terceira EIP”.

Região de Cister - Assine Já!

Já o presidente da Câmara de Alcobaça, que fez questão de cumprimentar todos os elementos que integram estas três equipas, realçou o espírito de família que se vive entre os bombeiros e agradeceu o facto de estarem “sempre presentes quando são necessários”. Hermínio Rodrigues deixou ainda uma palavra de agradecimentos aos órgãos sociais da associação, elogiando o facto de “não estarem só à procura de apoios junto do município”. “E por razão é que, com certeza, estão aqui os presidentes de Junta e algumas empresas“, reforçou o chefe do executivo municipal.

A nova central de comunicações resultou de um investimento de cerca de 80 mil euros. “As obras já estão a decorrer desde junho, estando a nova central já a funcionar a 95%”, adiantou o comandante dos Bombeiros de Alcobaça. Equipada com alta tecnologia, a nova central resulta de uma “necessidade” e de uma “promessa” feita pela Direção, recorda Pedro Pombo, que foi reeleito na passada sexta-feira. Saiu Marco Faustino da presidência da Assembleia-Geral, entrou Pedro Miguel. Os restantes elementos mantêm-se nas mesmas funções. A tomada de posse vai decorrer no próximo mês de janeiro. A próxima prioridade passa pela aquisição de um autotanque, “o que existe já é um perigo”, refere Pedro Pombo.

AD Footer

Artigos Relacionados

João Lucas recordado na casa onde tudo começou

João Lucas, médio que deixou uma marca indelével no Ginásio, foi homenageado pelo clube onte tudo começou, no...

“Café Kanimambo” é o novo romance de Fernando Ribeiro

“Café Kanimambo” é o título do segundo romance de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, que se estreou na...

Cistermúsica celebra a música no feminino na 31.ª edição

“Música no Feminino” é o tema central da 31.ª edição do Festival de Música de Alcobaça que arranca...

Mosteiro de Alcobaça associa-se a coleção de cerâmica criada com sons

As peças de cerâmica da coleção “Mosteiro”, que se distinguem por terem sido moldadas através da voz de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!