A folia do Carnaval está (finalmente) de volta. Pelos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós multiplicam-se os locais onde pode dar um pezinho de dança – ou se preferir “balhar” –, cantar umas marchas e divertir-se muito. O REGIÃO DE CISTER apresenta-lhe, a título de sugestão, um roteiro onde o Carnaval pode ser festejado à grande e à portuguesa.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Em Alcobaça, o regresso da tenda em frente do Mosteiro é um dos maiores motivos de interesse, atraindo milhares de pessoas durante os cinco dias de folia. Mas não sem antes dar palco ao carnaval sénior e ao Carnaval escolar, que têm já uma forte tradição e que animam as tardes da tenda. Também os bares da Praça 25 de Abril, no rossio, prometem fazer com que a noite seja verdadeiramente de festa, com as músicas originais dos grupos musicais alcobacenses a fazerem as delícias dos foliões, assim como os ritmos… brasileiros.
Mas se em Alcobaça, o Carnaval é um dos períodos mais aguardados do ano, o que dizer da Nazaré? Tudo começa a ser preparado com meses de antecedência para que, quando chegar o tão aguardado momento, nada falte para uma jornada de verdadeira festa rija.
As associações Mar Alto, Casino e Biblioteca vão ter os tradicionais bailes, aos quais se acrescentam a animação dos bares durante as noites. Outros dos momentos altos do Carnaval da Nazaré são os corsos: no domingo e na terça-feira os grupos desfilam à tarde e no sábado o corso é noturno. Há ainda o Carnaval das crianças, que vai decorrer amanhã. Posto isto, “só se tá neuva” é que não aproveita.
Ligeiramente mais a norte, em Pataias, a COCAPA – Comissão organizadora do Carnaval de Pataias leva a cabo a organização de mais uma edição de Carnaval. Na tenda localizada no centro da vila haverá muita música, bem como nos bares circundantes, mas também vai haver espaço, como é habitual, para que miúdos e graúdos façam a festa. Os corsos, no domingo e na terça-feira à tarde, prometem atrair muitos foliões à vila.
O Carnaval tem expressão um pouco por toda a região e, por isso, não é de admirar que em várias freguesias haja festa. Em São Martinho do Porto, por exemplo, estará instalada uma tenda jovem e tavernas para um verdadeiro Carnaval. A animação está garantida e vai ser abrilhantada pelos corsos noturnos pela Marginal, no sábado e na segunda-feira.
Em Alfeizerão, onde a tradição do Carnaval também é antiga, há desfile carnavalesco para miúdos e graúdos, ao passo que na Benedita a Praça Damasceno Campos vai ser o epicentro dos festejos com direito ao tradicional corso noturno na segunda-feira.
Já na sede do concelho de Porto de Mós, assim como nas freguesias de Mira de Aire e de Serro Ventoso, há várias ideias para um carnaval num local diferente do habitual, com corsos e até concursos de máscaras.
Ora, depois deste verdadeiro cardápio de carnavais, ainda tem dúvidas? Divirta-se, caro folião. Até porque o carnaval na região, ao contrário do ditado popular, são bem mais do que três dias. E todos agradecem.