Sábado, Abril 13, 2024
Sábado, Abril 13, 2024

Cistermúsica abre temporada com nova proposta de formação coral

Data:

Partilhar artigo:

Depois de celebrar 30 anos, o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça abre a temporada de 2023 com uma nova proposta: “Cistermúsica Sacra” promete trazer à região durante a Semana Santa uma oferta de música coral sacra, que será apresentada no Mosteiro de Alcobaça, no Mosteiro de Coz e na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Sob o mote “A música coral no Mosteiro de Alcobaça”, a primeira edição desta iniciativa terá Pedro Teixeira e Tiago Morin na direção artística e incluirá uma componente formativa destinada a estudantes do ensino superior de música, a coralistas profissionais, à comunidade litúrgica local, a coralistas amadores e a estudantes de música. O Cistermúsica Sacra apresentará também duas palestras e dois concertos de entrada livre, no Mosteiro de Coz.

A programação abre no dia 2 de abril com a atuação do coro Officium Ensemble, dirigido pelo maestro Pedro Teixeira, no Mosteiro de Coz, às 19 horas. Os dias 3 e 4 de abril são destinados à formação com os coralistas de nível avançado, cujos resultados serão conhecidos num concerto para o público em geral, a realizar-se no dia 4, no Mosteiro de Alcobaça, às 19 horas. No dia 3, será promovida uma palestra didática, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, centrada na música coral no Mosteiro de Alcobaça. As atividades dos dois dias seguintes são dirigidas à comunidade litúrgica local, aos coralistas amadores e aos estudantes de música e orientadas pelo diretor coral Tiago Morin, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Alcobaça.

Região de Cister - Assine já!

O dia 5 de abril contará também com a apresentação do Coro José Joaquim dos Santos, no Mosteiro de Coz, às 21 horas. O programa do Cistermúsica Sacra inclui ainda a palestra “O Canto na Liturgia”, com o padre Pedro Lourenço, a realizar-se no dia 6, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, que tem como objetivo “aprofundar a relação entre a música e a liturgia e promover as boas práticas de quem está encarregue deste ministério”.

Com este novo conceito, o Cistermúsica vem, assim, reforçar a sua programação que se estende ao longo de todo o ano e que terá continuidade, no próximo mês de julho, com a realização de mais uma edição do Festival de Música de Alcobaça. As propostas prosseguem com o Cistermúsica Fronteiras, dedicado à música contemporânea, no último trimestre do ano.

AD Footer

Artigos Relacionados

Circulação alternada de trânsito na EN362, no concelho de Porto de Mós

A EN362, na Ribeira de Cima, concelho de Porto de Mós, está a ser alvo de uma intervenção...

E se fôssemos um País de Poetas?

este mesmo ano em que celebramos os 500 anos do nascimento do nosso poeta maior, Camões, pergunto-me como...

Jüra nomeada para os prémios Play

Jüra está entre os nomeados da 6.ª edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa. A cantora e...

José Aurélio e Thierry Ferreira expõem obras de arte em Macau

As obras dos alcobacenses José Aurélio e Thierry Ferreira vão ser exibidas na Casa Garden, sede da Fundação...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!