Terça-feira, Maio 30, 2023
Terça-feira, Maio 30, 2023

Inspeção recomenda demolição da ponte do Rio da Areia em Valado dos Frades

Data:

Partilhar artigo:

Interdita desde o passado dia 17 de dezembro, a ponte do Rio da Areia, em Valado dos Frades, terá de ser demolida. A conclusão é do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que efetuou uma inspeção técnica à estrutura, explicou o vogal dos Serviços Municipalizados, Orlando Rodrigues, na reunião do executivo da passada segunda-feira.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

O vereador com o pelouro da Proteção Civil reconheceu que “não são boas notícias”. Orlando Rodrigues admitiu que “a ponte está muito débil”, explicando que “poderá ser demolida e substituída por outra estrutura”. A decisão final dependerá da avaliação técnica por parte da Divisão de Obras e Ambiente do município. “Em breve teremos todas as decisões relativamente a esta matéria. Até lá, o espaço está interdito, uma vez que a ponte não reúne requisitos mínimos para ser colocada ao dispor dos utilizadores”, acrescentou o vereador.

Quando a ponte foi interdita no final de 2022, o município, que alertou para os perigos da travessia junto à Quinta do Campo, reconheceu o “risco de colapso da estrutura”. Na ocasião tinha sido anunciada uma “avaliação da segurança da travessia para pessoas e bens pelas entidades competentes”, o que acabou por se concretizar agora com a inspeção do LNEC.

“Esperemos que não demore uma eternidade”, pediu a vereadora Fátima Duarte (PSD). O eleito da CDU sublinhou que “a ponte do Rio da Areia é uma infraestrutura essencial para muita gente”. João Delgado considerou “importante que por parte da Câmara e da Junta de Valado dos Frades façam o que lhes compete, que é pressão junto das entidades competentes”. No caso, como esclareceu Orlando Rodrigues, a responsabilidade é da Câmara, uma vez que se trata de uma estrada municipal. “Terá de ser o município a assumir as custas do equipamento”, explicou.

O Rio da Areia é um dos quatro que atravessam os campos de Valado dos Frades, sendo que os outros três são o Rio Alcoa, o Rio do Meio e o Rio das Tábuas. Desde a construção da ponte da A8 que surgiram desafios nas margens do Rio da Areia, onde se verificam problemas de sustentação das águas e consequente alagamento de terrenos agrícolas.

Em 2014, a Câmara da Nazaré pediu uma intervenção à Agência Portuguesa do Ambiente, justificando que “para além das motas de defesa do rio [aterros para contenção do caudal que corre a uma quota mais alta que os terrenos]”, o tabuleiro da ponte da A8 (implantado no leito), “representa também uma preocupação, por se constituir como um obstáculo ao escoamento das águas, originando o aumento da velocidade de vazão nesta zona e provocando o agravamento do risco de colapso da estrutura construída”. Na ocasião, a autarquia considerou “urgente uma intervenção de fundo”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

HC Turquel goleia Entroncamento e sela regresso à elite do hóquei em patins nacional

O HC Turquel goleou o Entroncamento (6-1), numa partida referente à 25.ª e penúltima jornada da Zona Sul...

Despiste rodoviário causa um ferido grave em Évora de Alcobaça

Um despiste rodoviário, ocorrido na tarde desta sexta-feira, na freguesia de Évora de Alcobaça, provocou ferimentos graves a...

HC Turquel: regresso à elite nacional à distância de 1 ponto

1 ponto (apenas 1!) na receção ao Entroncamento no próximo dia 27 de maio (21 horas) garante, de...

Physioclem investe em novas instalações em Alcobaça

Já estão abertas as portas da nova “casa” da Physioclem em Alcobaça, na mesma rua onde há mais...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!